Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ranking nacional

Sorocaba é a 41ª mais competitiva do Brasil

25 de Novembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
No quesito inovação, o Parque Tecnológico de Sorocaba tem sido fundamental.
No quesito inovação, o Parque Tecnológico de Sorocaba tem sido fundamental. (Crédito: AGÊNCIA SOROCABA)

Sorocaba é a 41ª cidade mais competitiva do Brasil e a 25ª na região Sudeste, segundo levantamento divulgado na terça-feira (23), pelo Centro de Liderança Pública (CLP), que faz parte do Ranking de Competitividade dos Municípios, edição 2021.

Segundo o levantamento, a cidade subiu quatro posições no ranking nacional de competividade em relação ao estudo anterior, divulgado em 2020. O objetivo da pesquisa é avaliar 65 indicadores fundamentais para a promoção da gestão pública nas cidades, organizados em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia.

Conforme o ranking, os principais potenciais de Sorocaba são: 32ª posição no funcionamento da máquina pública; 49ª em inovação e dinamismo econômico; 56ª em saneamento; 60ª em qualidade da educação; 68ª em sustentabilidade fiscal; 79ª acesso à educação, e 81ª em capital humano.

A categoria funcionamento da máquina pública, por exemplo, leva em consideração questões como: qualidade da informação contábil e fiscal, qualificação do servidor, transparência municipal, custo da função administrativa, custo da função legislativa e tempo para abertura de empresas.

Já os desafios da cidade, segundo o levantamento, são: 298º lugar em meio ambiente; 270ª posição em saúde; 195º em telecomunicações; 190ª em segurança; 152º lugar em qualidade de vida, e 82ª posição em inserção econômica. A categoria meio ambiente leva em conta os seguintes aspectos: emissões de gases de efeito estufa; cobertura de floresta natural; desmatamento ilegal; velocidade do desmatamento ilegal e áreas recuperadas.

No total, 411 municípios do País foram analisados, o que corresponde a 59,75% da população brasileira. Desse total, 96 cidades pertencem ao território paulista, configurando a unidade da Federação com maior representatividade no estudo e destaque para as duas cidades mais bem avaliadas do Brasil na questão da competitividade: Barueri (1º) e São Caetano do Sul (2º).

Além disso, metade das 100 cidades mais competitivas do Brasil estão no Estado de São Paulo, ou seja, dos 100 municípios mais competitivos do Brasil, 49 são paulistas. O que representa cidades com melhor estrutura de serviços públicos como educação, saúde, segurança, saneamento, meio ambiente e economia no país.

1ª na RMS

O Ranking de Competitividade dos Municípios, edição 2021, mostra ainda que Sorocaba é a 25ª cidade mais competitiva da região Sudeste e a 1ª entre os 27 municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Dos 27 municípios da RMS, somente Sorocaba e mais cinco cidades aparecem no ranking das 100 mais competitivas da região Sudeste em 2021, são elas: Itu (60ª), Votorantim (68ª), Salto (71ª), Tatuí (72ª) e Itapetininga (91ª).

Ao comentar a performance de seu município, o prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, disse que “durante a retomada pós-pandêmica, esta é a segunda vez que temos nossa cidade num lugar de destaque nacional, do qual nunca deveria ter saído. Na semana passada, fomos apontados no Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, publicado pela revista Exame. Agora ficamos entre os 100 municípios mais competitivos do Brasil, segundo o CPL, neste levantamento com 50% de cidades paulistas. Isso comprova que estamos no rumo certo em nossa gestão e sintonizados com o futuro de nosso Estado também”.

O Ranking de Competitividade dos Municípios é uma ferramenta de grande relevância que chega à sua segunda edição e que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. (Ana Cláudia Martins)