Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Politécnico e Sebrae vão ensinar alunos do Colégio a empreender

Parceria foi oficialmente firmada nesta terça (23) durante reunião dos representantes das instituições com a diretoria da FUA

23 de Novembro de 2021 às 20:57
Virginia Kleinhappel Valio [email protected]
Presidente do Conselho Administrativo da FUA, César Augusto Ferraz dos Santos; gerente do Sebrae Sorocaba, Alexandre Martins; diretora do Politécnico, Sidnei Silva
Presidente do Conselho Administrativo da FUA, César Augusto Ferraz dos Santos; gerente do Sebrae Sorocaba, Alexandre Martins; diretora do Politécnico, Sidnei Silva (Crédito: Fábio Rogério (23/11/2021))

O mundo do empreendedorismo despertou o interesse da maioria dos alunos do Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), e, por essa razão, a partir do próximo ano, eles terão a oportunidade de desenvolver talentos e habilidades voltados para esse segmento que cada vez mais cresce no Brasil e em outros países.

Para inseri-los nesse universo, a direção do Politécnico firmou parceria com o Sebrae Sorocaba, instituição responsável pela preparação e formação de empreendedores, entre outras iniciativas.

Na manhã desta terça-feira (23), representantes das instituições foram recepcionados pela diretoria da FUA, na sede do jornal Cruzeiro do Sul, para oficializar a parceria.

A diretora do Politécnico, Sidnei Silva; a auxiliar de direção, Luciane Cristina Durigan; o gerente do Sebrae Sorocaba, Alexandre Martins; e o gestor de projetos do Sebrae Sorocaba, Ivan Ramos dos Santos, foram recebidos pelo presidente do Conselho Administrativo da FUA, César Augusto Ferraz dos Santos; pelo diretor do Conselho Administrativo da FUA, Silvio Carlos Cariani; e pelo presidente do Conselho Superior da FUA, Valdir Euclides Buffo Junior.

Pesquisa empreendedora

Ao longo deste ano, de acordo com a diretora Sidnei Silva, foram realizados trabalhos de pesquisas com os alunos. Essas pesquisas revelaram que 80% deles escolheram o empreendedorismo como um desafio e uma vontade de aprender. “Diante disso, nós recorremos ao Sebrae, que tem esse conhecimento, material apropriado e uma linguagem adequada para cada faixa etária”.

Ainda, de acordo com a diretora, a ideia inicial era atender aos anseios dos alunos do primeiro ano do ensino médio. “Esse anseio foi tão grande, de modo que, a abertura que fizemos com o Sebrae, nos permitiu estender aos alunos que irão cursar o segundo e terceiro anos do ensino médio em 2022, além de aplicarmos para as famílias também”, diz Sidnei.

O presidente da FUA, César Ferraz, explica que o Sebrae vai ensinar a pessoa a extrair o melhor de si no empreendedorismo, de uma maneira organizada e didática. “Nós estamos buscando e trabalhando essa parceria há mais de um ano para ver o que melhor se adequaria ao colégio. Nós moldamos essa parceria naquilo que a gente entendeu ser o que melhor se adequava aos alunos nas determinadas faixas etárias", afirma.

E completa: "É uma oportunidade não só para os alunos, mas também para os pais, que poderão fazer os cursos disponíveis no site do Sebrae sobre diversos temas, e todos gratuitos, sempre focados no empreendedorismo e, assim, abrir o horizonte das crianças, jovens e de seus familiares", afirma.

Ser empreendedor

Para o gerente do Sebrae Sorocaba, Alexandre Martins, o projeto que une o Politécnico e o Sebrae será fundamental para que os alunos possam ter conhecimento sobre os comportamentos de empreendedores.

“O curso vai permitir que os alunos exercitem esses comportamentos de acordo com a faixa etária. Desenvolvemos uma série de metodologias específicas para cada idade e ano letivo, para que eles possam estar mais preparados para um futuro que será mais competitivo e, principalmente, preparados para serem donos do próprio negócio”.

Os alunos e interessados em empreendedorismo podem conhecer as características empreendedoras e como elas impactam diretamente no sucesso pessoal e nos negócios, além de saber mais sobre os cursos que serão oferecidos gratuitamente, na live que acontece no YouTube, sobre o tema empreendedorismo. A live poderá ser vista posteriormente no canal do Sebrae Sorocaba.

A live contará com a presença da palestrante e empreendedora Beth Bonilha. De acordo com o gerente do Sebrae, a live será um overview sobre empreendedorismo, como benefícios, características e, também, a apresentação da parceria entre as instituições.

Trilha “Vai lá e faz”

Os cursos gratuitos da trilha de aprendizagem “Vai lá e faz”, serão oferecidos gratuitamente aos pais e alunos. Um dos diferenciais do curso é que o aluno explora o mundo do empreendedorismo de forma leve e divertida, estuda onde e quanto quiser no seu ritmo -, e recebe conteúdos exclusivos em diferentes formatos. Todos os cursos oferecem certificado de conclusão.

O projeto “Vai lá e faz” será composto pelos cursos:

“Cheio de Atitude” é um curso para jovens que querem ir além da sala de aula e desenvolver suas atitudes empreendedoras para construir um projeto de vida e carreira. Nele, o aluno vai entender como potencializar suas habilidades para planejar um futuro profissional de sucesso, identificar características empreendedoras, desenvolver atitudes empreendedoras e usar a autorresponsabilidade para concretizar planos e tomar atitudes que impulsionam seu projeto de vida e carreira.

O curso “Fala Aí”, o pitch é um modelo de discurso essencial e direto para cativar quem irá assisti-lo. Também é um grande aliado para quem quer se lançar no mercado, seja em uma entrevista de emprego ou para apresentar um projeto de estudo ou social. O aluno aprenderá a identificar conhecimento prévio sobre a importância do pitch no universo do empreendedorismo, compreender os passos para elaboração de um pitch e a importância da assertividade.

Já o “Metamorfose Ambulante” é um curso para os estudantes que estão dispostos a compreender o mundo do trabalho e mudar com ele. Os alunos aprenderão a responsabilizar-se pelas mudanças na vida; compreender o mercado de trabalho; adaptar-se à realidade do mundo do trabalho; desenvolver seu projeto de vida e carreira; criar soluções para aplicar em sua vida profissional.

No curso “Meu sucesso”, o aluno conhecerá as características do comportamento empreendedor, refletirá sobre suas competências empreendedoras e desmistificará mitos sobre o perfil empreendedor.


“Criativos: O que são? Onde vivem? Do que se alimentam?” é um curso que fará o aluno perceber que qualquer pessoa é capaz de desenvolver a criatividade por meio de técnicas e exercícios mentais divertidos. O curso estimula a trabalhar a criatividade e entender suas aplicações práticas num ambiente empreendedor, além de oferecer ferramentas para desbloquear a mente e liberar o potencial criativo!

No curso “Fui lá e Fiz”, o aluno vai aprender a identificar em seu cotidiano oportunidades de concretizar esses desejos e planejar seu futuro desde já.

Crescendo e Empreendendo

O curso “Crescendo e Empreendendo” visa apoiar jovens estudantes de 15 a 18 anos a buscar soluções empreendedoras para agir com autonomia e colaboração, bem como avaliar sua atual condição e, a partir disso, tomar decisões quanto a possíveis mudanças e despertar o potencial empreendedor com conceitos e informações que ajudarão a tomar decisões mais seguras em um futuro negócio.

O curso para aplicação aos jovens está estruturado em três módulos. As turmas do curso serão on-line pela plataforma Canvas (horário livre, com acesso a qualquer momento) e com certificado ao término do curso.

“O curso oferecerá 12 horas de capacitação aos adolescentes, e o cadastro dos alunos interessados será feito pela plataforma Canvas”, explica o gestor de projetos do Sebrae Sorocaba, Ivan Ramos dos Santos. (Virgínia Kleinhappel Valio)

Galeria

Confira a galeria de fotos