Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clima

Semana tem tempo seco e calor intenso em Sorocaba

Umidade relativa do ar chegou a 15% nesta terça-feira 15%

23 de Novembro de 2021 às 20:36
Wilma Antunes [email protected]
(Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (14/9/2020))

Calor intenso e tempo seco dominam a região de Sorocaba nesta sema. A umidade do ar chega a níveis críticos, trazendo preocupações para a saúde humana. O ideal é caprichar na hidratação e tomar cuidado com os quadros alérgicos respiratórios que costumam ocorrer em períodos como estes. O calorão incomoda e isso é fato, por outro lado, muitas pessoas procuram se refrescar em praias e piscinas, além de tirarem um momento de lazer com a família.

A umidade relativa do ar chegou a apenas 15%, na tarde desta terça-feira (23), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No resto da semana, porém, os níveis devem se elevar, mas, ainda assim, se manterão baixos.

Na quarta-feira (24), há uma pequena possibilidade de chuva isolada. O dia será ensolarado, com aumento de nuvens no período da tarde. A temperatura máxima prevista é de 34°C e a mínima de 16°C. Os índices da umidade do ar ficam entre 30% e 90%.

Pode chover na noite de quinta-feira (25). O dia terá muitas nuvens no céu, a máxima de 35°C e mínima de 18°C. Já a umidade relativa do ar fica entre 30% e 90%. Chove rápido durante o dia e à noite na sexta-feira (25). Apesar disso, o dia também será ensolarado. Os termômetros podem registrar máxima de 31°C e mínima de 19°C.

Gustavo Ribeiro de Oliveira, de 21 anos, é microempreendedor e vai aproveitar o calorão para ir para Ubatuba, no fim de semana. “Normalmente vamos para a chácara da minha família, onde tem piscina, rio, árvores e afins. Mais fresco, mas, sempre marcamos de ir pra praia na época de verão e dias de calor intenso”, conta.

Além disso, Oliveira se preocupa também com a saúde, pois sente que o tempo seco piora seus problemas nasais. Ele deixa as janelas da casa abertas para “arejar melhor”. Também faz uso de umidificador de ar e ventiladores para amenizar os impactos negativos do clima na saúde.

Laís Silva, de 35 anos, é manicure e vai aproveitar o fim de semana em um a chácara, com a sua família. Ela conta que lá, além de ter piscina, é um ambiente bem arborizado, o que acaba “diminuindo a sensação de calor”.

Laís diz que sente seu nariz mais ressecado nessas épocas e que faz lavagem com soro fisiológico. “Eu faço de tudo para tentar amenizar os efeitos ruins. Coloco bacia com água no quarto, deixo a janela aberta. Não dá para vacilar, senão a gente sofre”, brinca.