Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Unidades Prisionais da RMS atingem 100% da vacinação contra Covid-19

Os reeducandos permanecem de máscara como uso obrigatório, assim como os funcionários do sistema prisional

23 de Novembro de 2021 às 09:06
Da Redação [email protected]
Complexo prisional de Capela do Alto é um dos mais problemáticos. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (3/4/2014)
Complexo prisional de Capela do Alto (Crédito: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (3/4/2014))

Ao todo, são 11.715 presos imunizados com a 2ª dose ou dose única nos municípios de Sorocaba, Capela do Alto, Votorantim, Iperó, Jundiaí e Mairinque.

As unidades prisionais da região de Sorocaba alcançaram o índice de 100% da população carcerária pertencentes à Coordenadoria das Unidades Prisionais da Região Central (CRC) com a imunização completa. Ao todo, são 11.715 apenados vacinados.

Toda a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) alcançou o índice de 94% dos presos vacinados com a 1ª e 2ª dose ou dose única contra o Coronavírus. Quando comparado aos números de vacinados no país, o resultado é ainda mais expressivo. É que segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), somente 50.1% das pessoas privadas de liberdade no Brasil estão com o esquema vacinal completo.

O processo de imunização nos 179 presídios de São Paulo ocorre em parceria com os municípios, que têm disponibilizado as vacinas para essa população. Atualmente, a SAP custodia 204. 537 reeducandos.

Mesmo com a imunização em pleno funcionamento, as medidas de restrições contra a doença permanecem. As visitas de familiares seguem de forma gradual e controlada e são limitadas a duas pessoas por reeducando, sendo maiores de 18 anos, com revezamento entre pavilhões e matrículas. Os reeducandos permanecem de máscara como uso obrigatório, assim como os funcionários do sistema prisional.