Buscar no Cruzeiro

Buscar

Natal

Comércio e shoppings já fazem contratações temporárias

Segundo estimativa da Associação Comercial de Sorocaba, as contratações temporárias devem superar as do ano passado na cidade

21 de Novembro de 2021 às 10:26
Ana Claudia Martins [email protected]
Comércio e shoppings já fazem contratações temporárias em Sorocaba.
Comércio e shoppings já fazem contratações temporárias em Sorocaba. (Crédito: Fábio Rogério )

As contratações temporárias devem superar as do ano passado em Sorocaba, tendo em vista a retomada de algumas atividades que estavam com maiores restrições em 2020, por conta da pandemia da Covid-19. A estimativa é da Associação Comercial de Sorocaba (Acso).

Prova disso é que o comércio em geral, lojas nos shoppings e bares e restaurantes já estão fazendo contratações temporárias para atender a demanda das vendas e festas de Natal e Ano Novo. O shopping Iguatemi Esplanada, por exemplo, informa que a expectativa é que as cerca de 370 lojas contratem aproximadamente 500 temporários para o Natal e final de ano. A data é considerada a melhor do ano para o comércio, e após quase dois anos de restrições nas atividades econômicas o momento é de recuperação e otimismo.

Segundo o economista da Acso, Roque Camargo, se a tendência se concretizar, espera-se um crescimento na economia da região de Sorocaba no final deste ano, o que pode contribuir para um melhor resultado em relação às contratações temporárias para as vendas de Natal.

“A economia de Sorocaba segue em ritmo de recuperação, como é possível observar no estudo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), cujos resultados indicam um crescimento de 15,87% no Produto Interno Bruto (PIB) da região, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos em um dado período, do primeiro trimestre de 2021, em relação ao mesmo período de 2020”, destaca o economista.

Camargo disse que os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) já apontam uma tendência de crescimento nas contratações deste ano, em consonância com a estimativa de recuperação econômica. “O mês de setembro fechou com um saldo positivo de 917 ocupações com carteira assinada. Além disso, cabe ressaltar que as atividades do setor de comércio e serviços tiveram um aumento de 382 novas vagas em relação ao mês anterior, correspondendo a 41,66%”, ressalta o economista.

Contratações temporárias

As lojas já começaram a fazer contratações temporárias. A supervisora de uma loja de calçados e vestuário esportivo, que fica no shopping Cidade Sorocaba, Simone de Souza França Cruz, afirma que a loja contratou dois funcionários temporários para atender o aquecimento nas vendas, que já é esperado nesta época do ano. “Fizemos até o momento duas contratações temporárias e já estamos sentindo um aumento nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado”, destaca.

Conforme a supervisora, os contratados começam a trabalhar na loja no início de dezembro, e existe a possibilidade de permanecerem no emprego a partir do ano que vem, conforme o desempenho das vendas.

"Além das vendas na loja presencial temos também as compras on-line e com isso estamos esperando um aumento de 10% ou até mais nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado”, aponta Simone.

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o comércio varejista deve ter a melhor contratação de trabalhadores temporários para o Natal desde 2013. Para 2021, a expectativa é de mais de 94,2 mil vagas para atender o movimento sazonal de fim de ano em todo o Brasil. A previsão é de que as vendas deverão crescer 3,8% no Natal.

Bares e restaurantes

Com o fim das restrições da pandemia, a esperança da retomada gradual dos serviços cresce, especialmente nos setores que mais sofreram perdas econômicas por conta da Covid-19. Bares e restaurantes fazem parte desse rol de estabelecimentos que, agora, têm pressa de voltar a atender mais clientes.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), um terço das empresas do segmento pretendem contratar para atender ao público do final de ano, já que 72% trabalha atualmente com menos funcionários do que antes da pandemia.

Este é o caso do empresário Guilherme Moron, proprietário do Chico Rosa Bar, em Sorocaba. No início da pandemia, ele reduziu seu quadro de funcionários drasticamente. “No final do ano passado, quando o comércio reabriu com restrições, consegui recontratar algumas pessoas, mas o quadro seguia reduzido. Agora, com a reabertura permitida com 100% de público consegui recontratar os funcionários e mais quatro temporários, que já começaram a trabalhar neste mês”, afirma.

Para atrair o cliente, Moron conta que o bar tem presenteado quem vai até o local com uma sobremesa. “É uma forma carinhosa que encontramos de dizer que estávamos com saudades e que agora queremos proporcionar o melhor aos nossos clientes dentro do nosso espaço”. O empresário disse que o bar voltou a fazer eventos, o que deve gerar mais vagas temporárias. “Teremos a nossa tradicional feijoada no mês que vem, e a estimativa é gerar mais de 100 vagas temporárias para o evento”, ressalta. (Da Redação)