Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Votorantim prossegue 2ª feira a aplicação das doses adicionais

20 de Novembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Aplicação da vacona contra Covid-19.
Aplicação da vacona contra Covid-19. (Crédito: Divulgação / Secom Votorantim)

Votorantim aplica a dose adicional em pessoas entre 18 e 59 anos a partir de segunda-feira (22). Segundo a Prefeitura de Votorantim, a vacina é destinada para quem recebeu a segunda dose há mais de 5 meses. É preciso fazer agendamento on-line por meio do endereço eletrônico (bit.ly/3x0ECj7) ou de forma presencial. Durante o processo de agendamento, o local de vacinação pode ser escolhido pelo morador de Votorantim. A definição do horário é feita de forma aleatória pelo sistema.

Conforme, a Secretaria Municipal de Saúde, a aplicação da dose adicional tem sido feito nas unidades de saúde Vila Nova, Serrano e Bela Vista, das 8h às 15h; Cristal, Barra Funda, Vila Garcia e Clarice, entre 8h e 12h; e Novo Mundo, Green Valley e Tatiana, das 9h às 12h.

Já a pessoa que preferir fazer o cadastro de forma presencial precisa levar RG e CPF originais, além de comprovante de residência contendo o próprio nome. Nesse caso, o indivíduo também poderá escolher o local para receber a vacina.

O morador de Votorantim que busca a primeira ou a segunda dose não precisa fazer agendamento. Basta comparecer a uma das 10 unidades de saúde. Essa medida vale também para pessoas com 60 anos ou mais de idade, com alto grau de imunossupressão e profissionais que atuam em estabelecimentos de saúde, em busca da dose adicional.

Não vacinados

Votorantim tem aproximadamente 7 mil adultos não vacinados contra a Covid-19. O número equivale a 7% da população com 18 anos ou mais de idade. Segundo a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), Votorantim possui 92.186 habitantes na faixa acima dos 18 anos. Desse total, 85.301 recebeu a primeira dose ou a dose única da vacina contra Covid-19. Essa quantidade corresponde a 93% da população adulta.

A Prefeitura de Votorantim iniciou a vacinação contra Covid-19 em 20 de janeiro deste ano, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e do governo do estado de São Paulo. Atualmente, a primeira, a segunda, a dose única e a dose adicional são fornecidas à população com idade acima de 12 anos, de acordo com critérios das fabricantes das vacinas.

Até 18 de novembro, 180.021 doses da vacina contra Covid-19 foram aplicadas em votorantinenses. Já a população-alvo formada por pessoas entre 12 e 17 anos recebeu 13.289 doses: 9.156 foram vacinadas com a primeira e 4.133 com a segunda.

“O jovem e o adulto não vacinados contra a Covid-19 correm o risco de se infectar pelo novo coronavírus. Esses indivíduos, desenvolvendo ou não a doença, podem transmitir o vírus para outras pessoas”, alerta o município. (Ana Cláudia Martins)