Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Sorocaba aguarda mais vacinas para a aplicação de doses adicionais

19 de Novembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
UBS Aparecidinha (rua Joaquim Machado, 620) é um dos locais de vacinação.
UBS Aparecidinha (rua Joaquim Machado, 620) é um dos locais de vacinação. (Crédito: FERNANDO REZENDE / ARQUIVO JCS (14/1/2021))

Sorocaba segue vacinando contra a Covid-19 nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mas ainda conforme as regras antigas para a aplicação das doses. A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), informa que o município aguarda o envio do documento técnico do Governo do Estado de São Paulo e de novas doses. “Tão logo chegarem, novas ações de vacinação já serão programadas e, em seguida, informadas à população e à imprensa”, informa.

Na última quarta-feira (17), o governo estadual divulgou que toda a população adulta já pode se vacinar com a dose adicional contra a Covid-19 desde ontem. No início da semana, o Ministério da Saúde anunciou mudanças nas regras atuais de aplicação das doses das vacinas.

A dose adicional era recomendada apenas a quem tinha mais de 60 anos de idade, aos profissionais da saúde e imunossuprimidos, com um intervalo de seis meses. Agora, a dose de reforço, ou terceira dose, deve ser aplicada em maiores de 18 anos, com intervalo de cinco meses.

Assim, quem tomou Coronavac poderá ser imunizado com dose da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca no reforço. Para aqueles que receberam a Pfizer, a dose de reforço poderá ser da Astrazeneca ou Janssen. Quem tomou Astrazeneca poderá ser imunizado com Pfizer no reforço.

E no caso dos vacinados com a Janssen, será necessária uma segunda dose da mesma vacina após oito semanas da primeira aplicação e, após cinco meses de completar o ciclo vacinal, já pode receber a dose de reforço.

2ª da Astrazeneca

Em Sorocaba, hoje (19), ocorre aplicação da segunda dose da Astrazeneca em pessoas que tomaram a primeira aplicação até o dia 18 de agosto. Lembrando que a vacinação está ocorrendo nas 33 UBSs da cidade e não mais em pontos específicos e por meio do sistema drive-thru, como eram feitas as ações.

Conforme a SES, a imunização é das 9h às 12h para os nascidos de janeiro a junho, e das 12h às 15h para os nascidos de julho a dezembro. “É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e do comprovante de aplicação das doses anteriores (primeira ou segunda)”, ressalta a pasta municipal.

Próximas ações

Na próxima segunda-feira (22) ocorrerá a vacinação da segunda dose da Coronavac em pessoas que tomaram a primeira aplicação até o dia 25 de outubro. Na terça-feira (23), será a aplicação da terceira dose em idosos que tomaram a segunda dose da Coronavac ou Astrazeneca até o dia 23 de maio.

A imunização também ocorrerá nas 33 UBSs, das 9h às 12h, para os nascidos de janeiro a junho e das 12h às 15h para quem nasceu entre julho e dezembro. É obrigatório apresentar documento de identidade com foto e o comprovante de aplicação das doses anteriores, da primeira ou segunda. (Ana Cláudia Martins)