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Transporte coletivo

Usuários de ônibus reclamam de superlotação

Atrasos também são motivos de queixas. Urbes diz que faz o monitoramento de todas as linhas da cidade

19 de Novembro de 2021 às 00:01
Kally Momesso [email protected]
Passageiros fazem reclamações pontuais por melhorias nos canais da Urbes e por meio de abaixo-assinado.
Passageiros fazem reclamações pontuais por melhorias nos canais da Urbes e por meio de abaixo-assinado. (Crédito: ARQUIVO PESSOAL)

Usuários do transporte coletivo estão insatisfeitos com linhas de ônibus de Sorocaba. Eles afirmam que os veículos transportam os passageiros com superlotação, não respeitando as medidas sanitárias e, em alguns casos, com atrasos frequentes.

Elisa Pinto, moradora do Jardim Lopes de Oliveira, há meses reclama das linhas Rodrigo e Sol Nascente. Os horários das 6h às 7h30 e das 17h30 às 19h estão sempre lotados, diz a usuária. Além disso, Elisa conta que na maioria das vezes as viagens são feitas nos degraus do ônibus. “Já fiz diversas reclamações, mas não adianta. Se você ficar no terminal das 17h30 às 18h30 vai ver que todos os ônibus saem lotados”, reclama.

Fábio Pires relata a mesma situação nas linhas Éden e Cajuru. “Está sempre lotado e atrasado. Eu já percebi que, quando há fiscais no terminal, eles não atrasam”.

Também usuária do transporte coletivo, Júlia Aparecida Braz Braca, disse que a linha Ufscar merece atenção do poder público. Ela conta que, no período da manhã, seria necessário o aumento da oferta. “O único ônibus que supre a necessidade de horário dos passageiros para o trabalho, vem com superlotação. É impossível a entrada das pessoas pela porta frontal, que é a correta”, observou.

Júlia explicou que, com a superlotação, o motorista permitia a entrada de passageiros pelas portas traseiras. Chegando próximo ao ponto final da linha, os usuários passavam na catraca. Antes disso, ela afirma que era impossível alcançar a frente do ônibus.

Os usuários da linha formalizaram uma manifestação na ouvidoria da Urbes. “Com reclamações mais frequentes e manifestação na ouvidoria, enviaram um fiscal para averiguar e confirmar essa necessidade, que foi atendida durante duas semanas, no máximo”, falou Júlia sobre a adição de um veículo extra na linha durante o horário de pico. O veículo, no entanto, teria sido retirado da frota. “Hoje fomos notificados pelo motorista da linha que a Urbes cortou o veículo extra, deixando novamente uma situação de superlotação, que é diária, oferecendo risco extremo a saúde dos passageiros e do condutor”, disse ela.

Júlia ainda criticou a falta de atuação da Urbes - Trânsito e Transportes. “Há meses que temos tentado solucionar este problema junto à Urbes, porém os mesmos negligenciam a situação”, relatou. Em resposta, a Urbes informou que as viagens diárias dessa linha, às 6h05, 7h35, 9h30, 11h e 12h30, estão seguindo o cronograma normal previsto, sem interrupções. “Os técnicos também têm feito o monitoramento diário dessa linha, via sistema GPS dos ônibus, e as viagens extras têm sido providenciadas automaticamente, dia a dia, conforme constatação de aumento da demanda de passageiros, geralmente nos horários das 6h50 e das 8h20”.

Sobre as reclamações gerais, a administração informou que, atualmente, são 370 ônibus em operação, sendo 31 articulados e 29 superarticulados, com capacidade de transporte para até 660.671 passageiros/dia útil, utilizando 100% da frota. A municipalidade avaliou a quantia como “bem acima da demanda”, que, segundo levantado pela Prefeitura, é de 154,5 mil passageiros/dia útil, em média.

Até o final de 2019, eram 389 ônibus, sendo apenas 18 articulados, com capacidade de transporte para até 586.953 passageiros/dia útil, acima da demanda, que era de 163,6 mil passageiros/dia útil, em média. “Atualmente, a demanda é menor para uma capacidade de atendimento da frota bem maior, como forma de evitar aglomerações”, justificou o poder executivo.

A resposta à reportagem ainda afirma que, em geral, os maiores fluxos são registrados nas linhas que atendem aos principais corredores do transporte público, no caso, as principais avenidas da cidade. Quanto ao movimento de passageiros, há registro maior de utilização nos períodos de pagamento/vale ou datas que antecedem e sucedem feriados.

Os atrasos relatados foram justificados como registros “pontuais e decorrentes, por exemplo, de eventos, como acidentes de trânsito ou defeitos mecânicos em veículos”.

“Em paralelo, as operadoras do transporte público em Sorocaba continuam adquirindo novos ônibus para compor as frotas e, com isso, atender às necessidades de viagens. Os veículos também estão sendo substituídos por outros mais modernos e tecnológicos, equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e carregador de celular, além de oferecerem mais conforto e terem maior capacidade.

Desde o início deste ano, todas as linhas do transporte coletivo são monitoradas diariamente e em período integral, pelas equipes das operadoras ConSor, City e BRT Sorocaba, além da Urbes - Trânsito e Transportes. Inicialmente, a intervenção operacional ocorre por meio da inserção de viagens adicionais (extras) e, mantendo-se a procura por parte dos passageiros, essas viagens adicionais permanecem na programação definitiva da linha”. (Kally Momesso - programa de estágio)