Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Ansiedade aumenta às vésperas do Enem 2021

19 de Novembro de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Exame representa uma etapa decisiva na vida de milhares de estudantes.
Exame representa uma etapa decisiva na vida de milhares de estudantes. (Crédito: ELZA FIUZA / AGÊNCIA BRASIL)

A poucos dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, é normal que os participantes se sintam um pouco mais ansiosos e estressados. Afinal, as provas, que estão marcadas para os dois próximos domingos, dias 21 e 28 de novembro, costumam ser uma das etapas mais marcantes na vida dos estudantes. Porém, se essas emoções não forem devidamente controladas, podem prejudicar o rendimento na avaliação, ocasionando ainda mais desgaste emocional para o candidato.

Para garantir uma boa performance nos testes, é importante que o aluno reconheça as dificuldades e busque ajuda de professores a fim de aprimorá-las. Além de estar com o conteúdo em dia, o preparo emocional é outro fator indispensável em momentos de tensão como esses. O professor de física Marcelo Teixeira, de 47 anos, é responsável pelo pré-vestibular do Anglo Sorocaba e destaca que a revisão de disciplinas é uma estratégia indispensável para ir bem nas provas .

Teixeira explica que as questões do Enem são contextualizadas e interdisciplinares, o que cria conexões necessárias para o bom entendimento das questões. “Os alunos sempre devem iniciar as provas lendo atentamente as instruções e resolvendo inicialmente as questões que são mais “fáceis”, devido a metodologia da Teoria da Resposta ao Item [TRI] utilizada pelo exame”, diz.

O sistema ao qual o professor se refere funciona da seguinte forma: o que vale mais é a coerência dos acertos, e não a quantidade, isso porque o desempenho em um teste pode ser explicado pela habilidade do avaliado e pelas características das questões. O TRI tem como o grau de dificuldade; a possibilidade de acerto ao acaso (chute) e o poder de discriminação, que é a capacidade de um item distinguir os estudantes que têm a proficiência requisitada daqueles quem não a têm. Ou seja, o resultado é afetado dependendo do número de questões por nível de dificuldade em cada prova e as demais características dessas questões.

Segundo o professor, também vale inovar na forma de dar aula. “Um jeito diferente e bem legal de se fazer uma revisão, é mudar o ambiente. A sala de aula se torna cansativa. Então fazemos um evento chamado CineAulão Tomara Que Caia. Nele os alunos se reúnem em uma sala de cinema e os professores dão dicas de maneira bem extrovertida e até divertida, para os alunos, fortalecendo sua autoconfiança e diminuindo a ansiedade”, conta.

Para o educador, a atenção agora na reta final dos estudos deve ser direcionada ao enfoque das revisões; identificação de pontos fortes, para aumentar a autoconfiança; redução das horas de estudos para evitar o cansaço, o que prejudica a concentração no dia da prova; atividades físicas e buscar alguém de confiança, para dividir seus medos, inseguranças, dúvidas e expectativas.

Já no dia que antecede a prova, é recomendado uma boa alimentação, dormir oito horas, praticar atividades que proporcionem relaxamento e evitar o mau uso das redes sociais, para não aumentar a ansiedade, que é algo natural na véspera da prova e no dia chegar com antecedência no local da prova. (Wilma Antunes - programa de estágio)