Buscar no Cruzeiro

Buscar

Combustível

Sorocaba está entre as cidades com mais pedidos de alteração para GNV

Município registrou 184 pedidos entre janeiro e outubro de 2021, uma alta de 222% em relação a 2020

17 de Novembro de 2021 às 18:41
Cruzeiro do Sul [email protected]
Atualmente, a frota de veículos com kit GNV no Estado de São Paulo é de 250.983
Atualmente, a frota de veículos com kit GNV no Estado de São Paulo é de 250.983 (Crédito: PEDRO NEGRÃO / ARQUIVO JCS )

Diante da alta do preço do combustível, motoristas buscaram o Gás Natural Veicular (GNV) como uma opção mais barata de circular com seus veículos. Levantamento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) indica que Sorocaba foi uma das cidades com mais solicitações para o serviço de alteração de combustível GNV no Estado entre janeiro a outubro de 2021: foram 184 pedidos ante 57 no mesmo período do ano anterior, uma alta de 222%.

No Estado de São Paulo, o aumento foi de 102% entre janeiro e outubro de 2021 (5.106 pedidos) na comparação com 2020 (2.527 adaptações). Na Capital, foram 2.307 pedidos de janeiro a outubro de 2021 e 1.115 no mesmo período do ano passado, o que corresponde a um aumento de 107%.

Além de Sorocaba, completam a lista Guarulhos (335 solicitações de alteração para combustível GNV), São Bernardo do Campo (181) e São José dos Campos (179).

Para realizar o procedimento, é necessário que o cidadão faça uma solicitação prévia junto ao Detran.SP.

Esse números refletem os dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Até agosto deste ano, a gasolina subiu mais de 28%, enquanto o álcool passou de 38% de reajuste. Atualmente, a frota de veículos com kit GNV no Estado é de 250.983 (dados de setembro de 2021).

“A alta nos pedidos de conversão para GNV reflete na busca por um combustível mais econômico. Os números mostram que a troca do líquido pelo gás foi a alternativa encontrada para condutores que circulam constantemente, como motoristas de aplicativo e táxis. Porém, antes de fazer a transição é imprescindível que o cidadão procure uma unidade do Detran para dar início ao processo”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.

Como converter o carro para GNV

O motorista que optar pelo uso do combustível GNV deve solicitar autorização prévia junto ao Detran.SP. É o mesmo procedimento de alteração nas características do veículo em relação a sua fabricação (como mudança de cor/envelopamento, combustível, blindagem), que resulta na emissão de um novo Certificado de Registro de Veículo (CRV).

O serviço é solicitado pelo e-mail [email protected] e os seguintes documentos devem ser digitalizados e encaminhados:

Documento de identificação pessoal do proprietário do veículo;

Certificado de Registro de Veículo (CRV) ou Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Contudo, se o registro do veículo ocorrer a partir de 4 de janeiro de 2021, o documento que deve ser apresentado é o CRLV-e;

Requerimento de autorização prévia para modificação do veículo preenchido conforme modelo disponível no portal do Detran.SP.

Com isso, será feita a verificação de débitos e impedimentos, e, caso toda documentação esteja em ordem, será expedida a autorização prévia e encaminhada por e-mail ao cidadão, que poderá apresentar seu veículo em qualquer Instituição Técnica Licenciada (ITL) para a realização de inspeção de segurança veicular, cuja conclusão resulta na emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV).

Após a ITL, é necessário ir com seu veículo a uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV) para obter o laudo que libera a realização da alteração de combustível. O serviço pode ser realizado em qualquer município que tenha uma empresa credenciada junto ao Detran.SP.

Para fazer o procedimento, o cidadão realiza a vistoria em uma empresa credenciada somente uma vez, antes da instalação. Depois, vai à ITL anualmente obter o certificado para poder licenciar o veículo.

Com esses documentos em mãos, o proprietário deverá solicitar o agendamento em qualquer unidade do Poupatempo para solicitar a segunda via do CRV (se não houver mudança de propriedade) ou a transferência, ambas com a informação de que há alteração de característica veicular, no caso, do combustível.

É valido destacar que a conversão do combustível do veículo deve ser realizada em oficinas especializadas e homologadas. O serviço é pago diretamente nos estabelecimentos.

O passo a passo está disponível no site do Detran no link Alterações de Característica. (Da Redação)