Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geral

Números de casos de afogamentos aumentam no verão

Dados do Corpo de Bombeiros servem de alerta para banhistas que buscam se refrescar em cachoeiras, rios e represas

17 de Novembro de 2021 às 09:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Represa de Itupararanga
Represa de Itupararanga (Crédito: Erick Pinheiro)

As altas temperaturas do verão, que começa depois da primavera, em 21 ou 22 de dezembro e termina em 21 ou 22 de março, fazem com que muitas pessoas busquem se refrescar em cachoeiras, represas, rios, piscinas e parques.

De acordo com dados do 15º Grupamentos de Bombeiros de Sorocaba, que abrange 50 cidades da região, entre elas Araçoiaba da Serra, Ibiúna, Piedade e Votorantim, somente no ano de 2020, foram registrados 180 casos de afogamentos.

Em 2021, entre o período de janeiro a 15 de novembro, foram registrados 122 afogamentos. Entre os meses de janeiro a abril deste ano, período mais quente por conta da estação, foram registrados 69 casos de afogamento, o que representa 56,6% do total, sendo 19 casos em janeiro, 14 em fevereiro, 19 em março e 17 em abril.

Em relação aos cuidados necessários para evitar afogamentos, o Corpo de Bombeiros alerta para que os banhistas nadem longe de pedras, tenham sempre atenção com as crianças, que devem estar sempre acompanhadas de um adulto, não entrar em rios de corredeira para banho, evitar entrar em águas que não conhece a profundidade, preferir nadar em águas rasas, e evitar ingerir bebidas alcoólicas antes de entrar na água.

Casos recentes

O Corpo de Bombeiros registou três ocorrências de afogamentos neste último final de semana de feriado prolongado. Os casos aconteceram em Ibiúna, Itapetininga e Laranjal Paulista. O primeiro caso ocorreu neste domingo (14), por volta das 12h, na cidade de Laranjal Paulista. As buscas foram encerradas por volta das 18h de domingo. O local onde a vítima foi vista pela última vez tem aproximadamente 15 metros de profundidade. Por volta das 11h de segunda (15), o corpo foi encontrado em uma profundidade de 10 metros.

Outro caso foi registrado pelo Corpo de Bombeiros na segunda (15), na represa de Itupararanga, em Ibiúna. Os bombeiros localizaram o corpo de um homem a uma profundidade de quatro metros. Ele foi socorrido com parada cardiorrespiratória. Ainda na segunda (15), em Itapetininga, um idoso de aproximadamente 62 anos foi resgatado a cerca de dois metros de profundidade. Socorrido também pelo SAMU, o homem foi encaminhado ao Hospital Regional de Itapetininga. Não há informação sobre o estado das vítimas.