Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise hídrica

Porto Feliz e Salto endurecem racionamento

17 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Nível do ribeirão Avecuia, em Porto Feliz, continua baixando.
Nível do ribeirão Avecuia, em Porto Feliz, continua baixando. (Crédito: DIVULGAÇÃO / SAAE PORTO FELIZ)

Pelo menos duas cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) anunciaram medidas mais restritivas no racionamento de água, que já está em vigor há várias semanas. Os municípios são Porto Feliz e Salto.

A Prefeitura de Porto Feliz informa que desde a última segunda-feira (15) o período de racionamento passou de 12 horas para 24 horas por setor. “Estamos em sistema de rodízio do fornecimento de água há sete semanas, e iniciamos com interrupções que duravam 12 horas. A partir da última segunda, como ainda não temos previsões de chuvas consistentes próximas, e como não conseguimos notar uma diminuição no consumo de água, e pelo ribeirão Avecuia ter sofrido uma queda bem grande de nível no final de semana, tivemos que aumentar o período de racionamento para 24 horas por setor”, destaca a gestão municipal.

Segundo o município, cada setor terá interrupção no fornecimento de água duas vezes na semana, por um período de 24 horas. Iniciando a interrupção às 6h da manhã do dia marcado, até às 6h do dia seguinte.

Já a Prefeitura de Salto informa que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Salto (Saae) suspendeu na última segunda a captação do ribeirão Buru, após o local apresentar o nível mais baixo do ano e um dos piores da história. “O registro foi feito no ponto de captação de água na ETA do João Jabour. Com isso, a fase laranja do racionamento foi adotada para 27 bairros que são abastecidos pela ETA”, aponta.

Os municípios de Araçoiaba da Serra e Itu também estão com racionamento de água. (Da Redação)