Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comércio

Sorocaba e outros municípios retomam decoração natalina

Ações levam em conta melhora da pandemia e fomento do comércio

16 de Novembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Municípios cancelaram gastos com a decoração nos últimos anos
Municípios cancelaram gastos com a decoração nos últimos anos (Crédito: DIVULGAÇÃO SECOM SOROCABA)

Com a pandemia mais controlada, Sorocaba e outras cidades da Região Metropolitana (RMS) preparam decoração natalina e eventos para estimular o comércio local e trazer de volta o espírito de Natal. Já nos shoppings da cidade a decoração de Natal já está disponível, como no Iguatemi Esplanada.

Após dois anos sem a tradicional decoração natalina na região central da cidade, a Prefeitura de Sorocaba deve anunciar novidades a respeito nos próximos dias. Questionada a respeito, a Prefeitura de Sorocaba informa que em breve divulgará todos os detalhes sobre a decoração e a programação de Natal para a cidade, que deverá começar no início de dezembro.

No ano passado, por conta da pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Sorocaba informou no dia 11 de dezembro que a cidade não teria a tradicional decoração natalina na Praça Coronel Fernando Prestes. Na ocasião, a administração anterior informou que os motivos do cancelamento foram a pandemia e a consequente falta de recursos gerada pelo novo coronavírus.

“Quanto à decoração natalina, devido aos recursos da Secretaria da Cultura (Secult) estarem contingenciados por causa da pandemia, não foi possível proceder”, informou a pasta municipal.

Também não foram realizadas atividades comemorativas de Natal, pelas mesmas razões em dezembro de 2020. A Secult promoveria uma ação no vagão de trem da secretaria. Contudo, devido à regressão à fase amarela do Plano São Paulo e o aumento dos casos de Covid-19 na cidade, a pasta municipal decidiu cancelar o projeto.

Já em 2019, o contrato para a decoração natalina foi revogado pela Prefeitura de Sorocaba. A Prefeitura chegou a abrir processo licitatório para a contratação de empresa responsável pelo serviço. A JJ Ferreira Construção e Eventos venceu a concorrência pública, por R$ 265 mil, mas um impasse na licitação fez a Secretaria de Licitações e Contratos (Selc) revogar o contrato.

Desta forma, não houve instalações na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, e no Paço Municipal, no Alto da Boa Vista, como era previsto. Na ocasião, a Prefeitura de Sorocaba informou que a medida foi um pedido da Secult, por conta de atrasos no planejamento.

Araçoiaba da Serra e Itu

As prefeituras de Araçoiaba da Serra e Itu, na RMS, já anunciam suas programações natalinas, que incluem festas, shows de dupla sertaneja e decoração e iluminação de Natal.

Em Araçoiaba, a Prefeitura informa que começou as reuniões sobre os eventos natalinos ainda no fim do último mês de outubro e a programação oficial foi divulgada pelo município no último dia 10. Chamado de “Natal nas Nuvens”, a programação de Natal no município terá uma festa solidária, show com a dupla sertaneja Gian e Giovani, feira de artesanato e gastronomia, além da tradicional decoração e iluminação natalina.

O lançamento da programação ocorrerá no dia 27, um sábado, às 16h, na Praça Coronel Almeida.
Conforme a Prefeitura de Araçoiaba da Serra, os eventos estão sendo preparados para estimular o comércio, promover as vendas, e ao mesmo tempo oferecer oportunidade de diversão e lazer para a população.

Já em Itu, a Prefeitura anunciou a programação de Natal no último dia 9 deste mês. A cidade terá a chegada do Papai Noel no dia 9 de dezembro, e a inauguração da iluminação de Natal está prevista para ser inaugurada no dia seguinte.

Chamada de “Itu, uma história encantada”, a iniciativa da Prefeitura e parceiros, fará decoração de Natal nas quatro praças centrais: Dom Pedro I (Cruzeiro), Padre Anchieta (Bom Jesus), Praça Padre Miguel (Matriz) e Praça da Independência (Carmo). Além disso, haverá concurso de fachadas para o comércio da cidade, realizado em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Itu (ACII).

“O intuito é também atrair a população para o centro da cidade e fomentar o comércio local, voltando a movimentar a economia. A decoração da cidade promete surpreender, principalmente, no período noturno, quando as luzes serão acesas dando mais vida às fachadas, árvores e enfeites. Nas praças também serão realizadas apresentações artísticas, feiras e a famosa Casa do Papai Noel, ficará na Praça da Independência”, ressalta a Prefeitura de Itu. (Ana Cláudia Martins)