Buscar no Cruzeiro

Buscar

Seca

Salto suspende captação e amplia racionamento após nova baixa no nível do ribeirão Buru

Com a situação, Fase Laranja do Racionamento foi adota para 27 bairros da cidade

15 de Novembro de 2021 às 18:57
Da Redação [email protected]
Situação do ribeirão Buru é uma das mais dramáticas da história
Situação do ribeirão Buru é uma das mais dramáticas da história (Crédito: Divulgação / Saae Salto)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Salto (Saae) suspendeu nesta segunda-feira (15) a captação do ribeirão Buru, após o local apresentar o nível mais baixo do ano e um dos piores da história. O registro foi feito no ponto de captação de água na ETA do João Jabour. Com isso, a Fase Laranja do Racionamento foi adotada para 27 bairros que são abastecidos pela ETA.

De acordo com o Saae, a situação crítica nunca antes registrada exigiu a parada da captação para se tentar a recuperação mínima do nível de água na barragem para o posterior reinício das atividades, o que ainda não ocorreu. Diante do quadro, além de bombear água de lagos previamente cadastrados na região para fortalecer o nível do manancial, o Saae decidiu adotar a Fase Laranja do Racionamento na região atendida pela ETA do João Jabour.

Com isso, toda a região Noroeste está com o abastecimento suspenso até 20h desta segunda (15). A partir das 20h, o SAAE vai liberar a água para o Grupo B -- 12 bairros --, com previsão de fornecimento até 20h de terça-feira (16). Assim, será fechado o fornecimento para o Grupo B e aberto para o Grupo A -- 15 bairros.

A ampliação do racionamento não está descartada e a entidade pede para que a população economize água. “A situação é grave e preocupante e o nosso pedido, desde junho, quando falamos da crise e do plano que começaríamos em julho, é o mesmo: economize água o máximo possível. Estamos enfrentando a pior estiagem de 100 anos”, destaca Ernivan Balieiro, superintendente do Saae.

Piraí

A queda do nível do ribeirão Piraí também se acentuou e o Saae afirma que já adotou, desde a quinta-feira (11) a Fase Laranja do Plano de Racionamento para os bairros atendidos pela ETA Bela Vista, com 24h de água e 24h sem. Para os moradores da cidade, informações sobre o racionamento podem ser obtidas pelo telefone 0800-7796-300.

Bauru

A prefeitura de Bauru decretou estado de emergência nesta sexta-feira (12), devido à crise hídrica. A cidade, de 380 mil habitantes, tem 40% dos moradores em regime de racionamento, com água na torneira apenas um em cada quatro dias. A lagoa de captação do rio Batalha está praticamente seca. Ante uma média histórica de 136 milímetros de chuva em novembro, nos primeiros 11 dias deste mês, não caiu uma gota de água na cidade.

O decreto assinado pela prefeita Suéllen Rosim (Patriota) foi publicado neste sábado. “Como medida de enfrentamento a esse período difícil, decretei estado de emergência por escassez de água. Com essa medida, vamos acelerar as ações imediatas para colocar água na casa de quem precisa, nos próximos dias”, disse.

Entre as medidas previstas está um aumento na frota de caminhões-pipa para levar água de poços diretamente para os reservatórios que abastecem os bairros. O decreto autoriza o Departamento de Água e Esgoto (DAE) a retirar água de poços particulares. A prefeita informou que estão sendo perfurados poços para complementar o abastecimento. (Da Redação, com Estadão conteúdo)