Sorocaba
Compras da Black Friday exigem cuidados
Novembro está aí e, com ele, as promoções da já tradicional Black Friday, que está programada para dia 26. Por isso, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Sorocaba apresenta dicas a serem seguidas durante as compras evitando que os consumidores sejam vítimas de fraudes ou propagandas enganosas.
No mês da Black Friday, informa o Procon Sorocaba, crescem as reclamações envolvendo compra e venda. Dentre as principais reclamações recebidas estão o aumento do preço de produtos na semana que antecede a Black Friday, para “simular” um desconto nas datas seguintes. Propagandas enganosas sobre produtos fora da especificação anunciada e atraso na entrega de compras on-line também são outras demandas frequentes.
Desde outubro de 2020, o Procon de Sorocaba já realiza uma ação de fiscalização nesse sentido no comércio local. Uma equipe monitora os valores dos produtos e serviços à venda no mercado, para verificar se ocorrerá majoração de preço antes do período promocional.
Além disso, em relação às vendas on-line, monitora, em oito grandes e-commerce, os preços de 32 produtos, em especial, os de linha branca, eletroportáteis, eletrônicos e smartphones, para averiguar esse desconto real. “Se for comprovado que houve um aumento anterior do valor, com o intuito de ludibriar o consumidor, o estabelecimento será penalizado com um auto de infração e multa”, aponta Cristiane Rodrigues Bonito, superintendente do órgão local.
A população pode tirar dúvidas, receber orientações e fazer denúncias ao Procon de Sorocaba, pelo site do órgão local e pela página do consumidor, do governo federal, bem como pelo telefone 151, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e pelo WhatsApp: (15) 99198-2958. (Da Redação com Secom Sorocaba)
Dicas
Confira as dicas do Procon Sorocaba ao fazer compras na Black Friday:
- Planeje-se. Liste os produtos que precisa ou deseja;
- Acompanhe os preços dos produtos ou serviços. Identifique as melhores ofertas e confira os descontos;
- Verifique se o site é brasileiro (.com.br). Compras em sites internacionais estão sujeitas a outros custos que nem sempre são informados de forma clara e precisa. Além disso, o Código de Defesa do Consumidor (CD) não se aplica, se o site não tiver representantes no Brasil;
- Cheque a reputação dos fornecedores. Para tanto, a Fundação Procon-SP mantém, em seu site, o ranking das empresas mais reclamadas;
- Fique atento ao prazo de entrega. Principalmente, se o objetivo for comprar presentes para o Natal;
- Prazo de arrependimento. Em casos de compras feitas fora do estabelecimento comercial (internet, telefone ou em domicílio), o consumidor tem sete dias a partir da compra/entrega para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir a devolução do valor pago;
- Verifique a política de troca. A constatação deve ser feita antecipadamente e varia conforme o fornecedor;
- Compre sempre na página oficial da loja. Cuidado ao clicar em links e ofertas recebidos por e-mail ou redes sociais;
- Salva as informações da compra. O consumidor deve salvar ou imprimir todas as telas navegadas para efetuar a compra, as folhas de contratação, em especial as que falam do preço, forma de pagamento, características do produto e previsão de data para entrega, além, é claro, de exigir a nota fiscal, o principal documento em caso de reclamação.
Fonte: Procon Sorocaba