Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pânico

Assalto e tiros mobiliza Polícia Militar e leva pânico ao Shopping Iguatemi; vídeos

Fato ocorreu na noite deste sábado (13); vídeos registraram correria e movimentação de policiais. Não houve feridos e ninguém foi preso

13 de Novembro de 2021 às 21:20
Marcel Scinocca [email protected]
Polícia Militar cerca o local
Polícia Militar cerca o local (Crédito: Divulgação )

Atualizado às 2h20

Assaltantes provocaram momentos de pânico no Shopping Iguatemi Esplanada — localizado na divisa entre Sorocaba e Votorantim — na noite de sábado (13). A ação, iniciada por volta das 20h30, durou apenas alguns minutos. O grupo formado por seis a 10 criminosos teve como alvo duas joalherias instaladas no centro de compras justamente em um dos horários de maior movimento. De acordo com boletim de ocorrência, da primeira loja invadida eles levaram joias e objetos avaliados em cerca de R$ 500 mil. A segunda invasão teria sido frustrada e nada foi roubado. Ninguém foi preso e também não há registro de feridos.
A Polícia Militar foi acionada e diversas viaturas das corporações de Votorantim e de Sorocaba chegaram ao local rapidamente. Porém, os assaltantes aproveitaram a correria dos frequentadores para fugir sem serem ameaçados.
Um funcionário da joalheria onde o assalto foi consumado contou à polícia que o grupo portava pelo menos duas armas, uma pistola cromada e outra preta. Outras testemunhas disseram ter visto também um arma longa. Esta era preta com ponta laranja, o que identifica uma possível arma de pressão. Ao entrar, eles renderam o vigilante e mantiveram como refém até a conclusão do assalto.
O funcionário da loja que conversou com a polícia comentou que os ladrões tinham conhecimento da existência de um relógio Rolex avaliado em R$ 100 mil que estava guardado no cofre da joalheria. O grupo ainda levou duas armas e um colete pertencentes ao segurança.
O boletim de ocorrência também cita que vários disparos de arma de fogo foram efetuados pelos assaltantes. Porém não houve confrontos com o segurança da loja ou com policiais.
Ainda conforme testemunhas, o ladrões teriam fugido em dois carros — um Volkswagen Virtus prata e um Honda Civic branco. Eles teriam seguido para a rodovia Raposo Tavares.
Logo após o assalto à primeira joalheria as sirenes do shopping foram acionadas. Sem saber o que estava acontecendo, muitas pessoas começaram a correr, na tentativa de deixar o shopping. Algumas se abrigaram em lojas, aguardando a situação se acalmar.
A princípio, postagens nas redes sociais davam conta de feridos e, ao menos, um refém. Nada disso, no entanto, foi confirmado. Fernando Peixoto conta que estava no cinema quando começou a gritaria. “As pessoas no fundo do cinema saíram falando que todos tinham que sair de lá, mas sem explicar direito”. Logo depois a mesma informação foi dada por funcionários e o alarme do complexo de lojas começou a soar. “Ficamos muito assustados”, resume ele que, com a namorada, saiu do shopping e permaneceu nas proximidades em busca de informações.
Ele conta que, por volta das 21h20, na porta do complexo, além de muitos policiais, havia viaturas e ambulâncias estacionadas. “Vi muita gente chorando, assustada. Muitos pais vindo buscar os seus filhos que estavam no local. O shopping estava lotado”. Segundo Fernando, a informação inicial dava conta de que uma das lojas havia sido assaltada.
Em nota, o Shopping Center Iguatemi Esplanada confirmou a ocorrência de assalto a uma de suas lojas. “A polícia foi imediatamente acionada e o empreendimento segue colaborando com as autoridades competentes. Não há registro de feridos e o shopping encerrou a sua operação na noite de hoje (ontem)”, informou.
A Polícia Militar confirmou que ninguém ficou ferido. Foram realizadas varreduras em todo o estabelecimento.


Vídeos

Dezenas de vídeos circulam em redes sociais e mostram momento de desespero. Em um deles, com crianças, inclusive, pessoas correm pelos corredores do local, ao ponto que outras dezenas estão em uma das escadas rolantes do shopping. (Colaboraram Marinaldo Cruz e Carolina Santana)