Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Prefeitura realiza testagem rápida de HIV e sífilis nesta terça-feira

Ação ocorre em parceria com a Faculdade Anhanguera

13 de Novembro de 2021 às 10:44
Cruzeiro do Sul [email protected]
População pode buscar o CTA para fazer a testagem em outros dias.
População pode buscar o CTA para fazer a testagem em outros dias. (Crédito: Divulgação/Secom Sorocaba )

Com objetivo de prevenir e combater as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Prefeitura de Sorocaba realiza, em parceria com a Faculdade Anhanguera, uma ação para oferecer testes rápidos para diagnosticar casos de sífilis e HIV. A testagem está marcada para esta terça-feira (16), das 18h às 22h, na Anhanguera da avenida Dr. Armando Pannunzio.

De acordo com a coordenação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), além dos testes rápidos, haverá distribuição de preservativos, informativos impressos e orientações referentes às ISTs. A intenção é levar informações à população, por meio de conteúdo sobre esse agravo à saúde pouco abordado no cotidiano. Outro objetivo é dar mais oportunidades às pessoas para realizarem essa testagem.

Os testes rápidos são simples. É coletado sangue da ponta do dedo e o resultado fica pronto entre 15 e 20 minutos, servindo para diagnosticar os casos de sífilis e HIV. Os pacientes positivos dessa ação serão imediatamente agendados para iniciar seus tratamentos no Serviço de Assistência Municipal Especializada (SAME), situado na rua Manoel Lopes, 220, Vila Hortência.

As pessoas que não conseguirem fazer o teste durante a ação desta terça-feira ainda podem procurar o CTA/SAME, que atende às quartas-feiras, das 7h às 20h, e nos demais dias da semana, das 7h às 16h. (Secom Sorocaba)