Buscar no Cruzeiro

Buscar

Investimentos

Retoma SP estimula o empreendedorismo

13 de Novembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Comitiva do governo de SP esteve ontem em Sorocaba para incentivar a retomada econômica.
Comitiva do governo de SP esteve ontem em Sorocaba para incentivar a retomada econômica. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (12/11/2021))

Sorocaba recebeu ontem (12) as atividades do Retoma SP, que leva à todas as regiões do Estado programas e serviços para impulsionar a retomada econômica nas cidades. Conforme a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, a região de Sorocaba é a segunda no Estado com economia mais acelerada. O evento ocorreu, simultaneamente, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), e na Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), das 9h às 16h.

Pela manhã, o evento no PTS contou com a presença do vice-governador Rodrigo Garcia, a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, o secretário estadual da Habitação, Flávio Amary, o presidente da InvestSP, Gustavo Junqueira, o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, o presidente do Parque Tecnológico, Nelson Cancellara, entre outras autoridades.

Voltado para empresários, comerciantes, investidores, gestores públicos e universitários, o encontro no PTS teve o objetivo de estimular o fomento de investimentos, além de facilitar informações sobre linhas de crédito, qualificação profissional, mercado internacional, inovação e tecnologia.

Rodrigo Garcia e Patrícia Ellen apresentaram dados e números sobre a economia paulista. O vice-governador destacou a importância do Retoma SP e como o governo tem promovido ações para incentivar o empreendedorismo, além de investimentos em crédito, qualificação profissional e citou Sorocaba como exemplo de inovação. “Viemos agradecer o esforço da região de Sorocaba, ao nosso lado no combate à pandemia, e agora, juntos, ajudar a região a retomar a sua economia, o emprego e a renda”, disse.

O prefeito Rodrigo Manga citou o apoio e a importância dos projetos em parceria com o governo estadual na cidade e na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). “Sorocaba está se destacando nessa retomada econômica graças às parcerias tanto com o governo estadual, federal e também com a iniciativa privada. E o governo estadual anunciou importantes linhas de créditos para os empreendedores, o que é fundamental para impulsionar a economia local”, enfatizou.

Pela manhã, ainda teve uma palestra com o economista Ricardo Amorim, com o tema A Retomada e a Efervescência da Inovação. No período da tarde, o evento teve mais três palestras, entre elas a do deputado federal Vitor Lippi, que falou sobre o Centro de Excelência Tecnológica 4.0, o primeiro HUB de tecnologia 4.0 do Brasil, que fica no PTS.

Na Uniten foi realizado o mutirão de serviços gratuitos do Retoma SP, para microempresários, estudantes e cidadãos afetados pela pandemia da Covid-19. Os participantes receberam capacitação, e tiveram acesso a entrevistas de emprego, inscrições para cursos profissionalizantes e de qualificação.

O Retoma SP é promovido pela Agência Paulista de Promoção de Investimentos do Estado (InvestSP) e pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Estado, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

Anúncios para a região

Rodrigo Garcia também fez a entrega de 1.942 cartões do programa Bolsa do Povo para beneficiários da região e autorizou a criação de dois Centros de Longevidade Ativa em Itapetininga e Tatuí. Os espaços vão oferecer atendimento e inclusão de pessoas a partir dos 50 anos e em situação de vulnerabilidade social.

Também foram assinados convênios para cidades da RMS como a revitalização do Centro Olímpico de Cerquilho, e a criação de um parque linear em São Miguel Arcanjo. A pasta da Agricultura autorizou 32 convênios do programa Rotas Rurais e outros oito do Melhor Caminho para cidades das regiões de Sorocaba e Itapetininga, além de 10 picapes 4×4 para acordos do programa Segurança no Campo.

Investimentos em habitação

O vice-governador e o secretário de Estado da Habitação, Flávio Amary, anunciaram investimentos: “são R$ 4,2 milhões do programa Viver Melhor, da Secretaria de Habitação, para reformas e melhorias em 280 moradias precárias de três núcleos habitacionais na avenida Ulisses Guimarães, no Parque das Laranjeiras, em Sorocaba”, destaca Amary.

A iniciativa vai beneficiar famílias com renda de até cinco salários mínimos que residem em moradias consideradas inadequadas em assentamentos precários. “O governo estadual também promove a regularização fundiária de imóveis sem escritura. Até o fim de 2022, a meta é recuperar 4,5 mil moradias em todo o Estado, com investimento de R$ 90 milhões”, disse Amary.

O secretário disse ainda que o programa Viver Melhor é um projeto único e inovador no Brasil que junta a regularização fundiária com a melhora habitacional. “Aqui na cidade, por exemplo, no Parque das Laranjeiras, um bairro que já está sendo regulerizado, vamos fazer melhorias nas casas, pintando a parte externa, mas também mudanças na parte interna, como instalação elétrica, hidráulica, piso, azulejo, ventilação, impermeabilização, ou seja, é um programa inovador e Sorocaba é a primeira cidade do Estado a recebê-lo”.

O secretário Flávio Amary também falou sobre outros projetos habitacionais da pasta estadual. “Sorocaba também está sendo contemplada com muitos programas de regularização fundiária, totalizando 1,7 mil unidades que recebem o subsídio do Estado”. (Ana Cláudia Martins)