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Sorocaba

Minitúneis na Washington Luiz com Barão e Comitre custarão R$ 15 milhões

Prefeitura diz que não há data e nem estimativa de prazo para iniciar obras

13 de Novembro de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Especialista em mobilidade diz que obras são positivas para a fluidez do trânsito.
Especialista em mobilidade diz que obras são positivas para a fluidez do trânsito. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (12/11/2021))

A Prefeitura de Sorocaba afirmou ontem (12) que o projeto para construção de minitúneis, tecnicamente chamados de trincheiras, nas vias Washington Luiz, Barão de Tatuí e Antônio Carlos Comitre e o prolongamento da avenida Edward Fru-Fru Marciano da Silva, sob a rua Atanázio Soares, terão um custo de R$ 33 milhões. Apesar da aprovação do projeto de lei autorizativo, realizada no começo do ano pela Câmara, não há data e nem estimativa de prazo para o início das obras.

De acordo com o Executivo, os empreendimentos estão previstos nos contratos que serão firmados junto ao Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) e ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB). Entretanto, não há definição de prazo para o lançamento de edital para a contratação das empresas que farão as obras. “Os dois processos estão em fase de planejamento. Primeiramente, é necessário realizar os estudos de impacto e de implantação das obras, por meio de empresa especializada que será contratada para essa finalidade. O processo de licitação da empresa que executará esses projetos está em trâmite administrativo”, afirma.

Valores

Ainda de acordo com a Prefeitura de Sorocaba. os valores previstos permanecem os mesmos que foram apresentados e aprovados na lei autorizativa número 12.278, de 19 de janeiro de 2021. São US$ 2.786.378,00 -- R$ 15,07 milhões convertidos no fechamento do dólar, ontem (12) -- para a obra de interseção da avenida Barão de Tatuí x Antônio Carlos Comitre x Washington Luiz. E US$ 3.405,573,00 -- R$ 18,04 milhões -- para a obra denominada prolongamento da avenida Edward Fru-Fru Marciano da Silva, sob a rua Atanázio Soares.

Melhorando o caminho

Para o advogado Renato Campestrini, especialista em trânsito, mobilidade e segurança viária, as obras são positivas para a fluidez do trânsito na cidade. “Eu vejo como uma medida adequada, seja uma trincheira, seja uma obra de arte como um viaduto. O sistema viário de Sorocaba é muito, vamos assim dizer, colado no chão, e depende muito de interseções semaforizadas, de cruzamento semaforizados, algo que leva tempo para você conseguir cruzar, passar pelo local”, argumenta.

“Então, quando você se utiliza desses dispositivos, seja uma trincheira, seja um viaduto, você consegue dar um pouco mais de fluidez para o trânsito e isso é positivo”, afirma, usando como exemplo o viaduto que liga a JJ Larcerda com a avenida Ipanema, inaugurado na zona norte recentemente. “Esses dispositivos foram previstos no Plano Diretor de Mobilidade Urbana. Ele tem todo uma proposta de descolar, vamos assim dizer, o nosso sistema viário dessas interseções clássicas como a gente conhece até hoje, por meio de cruzamentos com semáforos. Então, são medidas positivas”, frisa.

Outras obras

Os empréstimos devem fomentar a realização de 22 obras em Sorocaba, em todas as regiões da cidade. Entre elas, a marginal direita -- trecho avenida São Paulo até a rua Padre Madureira; ligação da avenida Ulysses Guimarães com a rua Olinda Aires Paulete, no Parque das Paineiras; prolongamento da avenida Três de Março, do trecho da Siderúrgica Gimenes até a rodovia Celso Charuri; ligação viária de acesso do Parque São Bento ao Residencial Carandá. (Marcel Scinocca)