Buscar no Cruzeiro

Buscar

Setor mercadista

Hoje é o Dia Nacional dos Supermercados

12 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ir ao supermercado faz parte até do lazer dos brasileiros.
Ir ao supermercado faz parte até do lazer dos brasileiros. (Crédito: ARQUIVO JCS (29/10/2020))

O setor mercadista é um dos mais concorridos e importantes da economia, em especial no Brasil, onde empreender pressupõe uma série de dificuldades. É preciso ter profissionalismo e força de vontade. Hoje, dia 12 de novembro, é comemorado o Dia Nacional dos Supermercados, uma data não muito conhecida pela população, mas que é celebrada por muitos profissionais da área. A regulamentação da atividade no país ocorreu em 1968, por meio da Lei 7.208. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o faturamento do setor representa 5,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.

Hoje os supermercados buscam tornar seus espaços cada vez mais agradáveis para receber a família. Por vezes, a compra do mês pode se tornar um evento de lazer para as pessoas. E, em outras vezes, até casos de amor. Essa é a história do casal Juliana Cristine Zaia Paes, de 28 anos, e Carlos Cesar Paes, de 32. Eles são casados há quatro anos e se conheceram trabalhando na loja 16 da Rede Bom Lugar Supermercados, localizada no Jardim São Guilherme, em Sorocaba.

Os supermercados também são, por vezes, o primeiro emprego de muitas pessoas. Exemplo disso é o do subgerente da mesma, Gustavo Almeida de Lima, de 24 anos. Ele começou no grupo aos 17 anos como estagiário e foi conquistando seu espaço, aproveitando as oportunidades para se desenvolver profissionalmente.

Histórias como estas são encontradas em diversos supermercados que também se preocupam com a questão social e a solidariedade. Na rede Tauste, por exemplo, há 15 anos, é realizada uma campanha solidária em benefício de uma entidade por meio do Panetone Solidário, que faz parte do braço Tauste Ação Social. Neste ano, em Sorocaba, o Instituto Maria Claro é que será beneficiado pela venda os panetones.

Ações parecidas ocorrem em outras redes como na Coop, na qual o meio ambiente e a educação estão no foco. O Confi Social, da rede Confiança, é também um braço desse grupo preocupado com as questões sociais da comunidade em que atua. E, da mesma forma, ocorre no Oba Hortifruti. (Da Redação)