Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Sorocaba tem 70 mil faltosos da 2ª dose da vacina contra a Covid

11 de Novembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
As doses estão disponíveis para quem precisa completar o esquema vacinal.
As doses estão disponíveis para quem precisa completar o esquema vacinal. (Crédito: JAVIER TORRES / AFP)

Sorocaba ainda possui quase 70 mil faltosos da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal da Saúde (SES). A maior parte dos faltosos ainda não tomou a segunda dose da vacina da Pfizer, o que corresponde a mais de 25 mil pessoas. De acordo com os dados da SES, o total de faltosos em Sorocaba é de 69.211 pessoas, sendo 22.171 da vacina da Astrazeneca, 21.657 da Coronavac e 25.383 da Pfizer.

Questionada a respeito, a SES informa que já realizou diversas ações de repescagem para aplicação da primeira e segunda doses das vacinas contra a Covid-19.

Para quem perdeu o prazo, a orientação da SES é que o munícipe compareça a uma nova ação de primeira ou segunda doses ou da dose de reforço da vacina adequada para o grupo contemplado. “Todas as informações sobre cada uma das ações de vacinação podem ser encontradas no site da Prefeitura (www.sorocaba.sp.gov.br) ou nas redes sociais oficias Facebook (/prefeituradesorocaba) e Instagram @prefeituradesorocaba”, informa a SES.

Sem dados

Já em relação ao total de pessoas que não tomaram nenhuma dose da vacina contra a Covid-19, a SES informa que não possui dados. A pasta municipal afirma que não é possível precisar, pois o último Censo demográfico foi realizado no ano de 2010. “Segundo dados da Fundação Seade, Sorocaba já atingiu 100% da população (12 anos ou mais) contemplada com a vacinação”.

A SES informa que Sorocaba não adotará o chamado “passaporte da vacina”. Porém, alguns eventos na cidade como na capital paulista têm exigido o comprovante da vacinação contra a Covid-19.

Em Sorocaba, por exemplo, a organização da 7ª edição da corrida Pink do Bem, que ocorreu no dia 31 de outubro, exigiu dos atletas o comprovante de vacinação, pois a corrida foi realizada de forma presencial e respeitando os protocolos de prevenção contra a Covid-19.

A SES informa que reforça a orientação sobre a necessidade e a importância de se cumprir o esquema vacinal, pois os estudos demonstram que é possível atingir a eficácia máxima comprovada pela Anvisa de cada vacina com a aplicação das doses necessárias. “O município vem reforçando isso constantemente à população, em todas as ações de vacinação, nos seus canais oficiais e com o apoio da imprensa nas divulgações”. (Ana Cláudia Martins)