Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Novo sistema de câmeras está em fase de estudo

11 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
(Crédito: Divulgação / Prefeito Rodrigo Manga)

No último dia 5, o prefeito de Sorocaba Rodrigo Manga (Republicanos) divulgou em suas redes sociais a implantação de um novo sistema de videomonitoramento nas ruas da cidade. No total, serão 487 câmeras com reconhecimento facial espalhadas pelas principais vias da cidade. Neste primeiro momento, o Poder Público está trabalhando no desenvolvimento de especificações técnicas e diretrizes operacionais para a implantação de um novo Centro de Operações Integradas e Inteligentes.

A quantidade e os tipos de equipamentos necessários encontram-se em fase de estudo para definição. Por meio de uma emenda do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), no valor de R$ 600 mil, a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) deverá iniciar esse processo, com uma estimativa da necessidade de, aproximadamente, 500 câmeras. A previsão de início do projeto é para 2022.

Questionada sobre o custo do programa, a administração municipal esclarece que só será possível estimar os gastos após a conclusão dos estudos. As informações obtidas através do novo sistema de videomonitoramento serão utilizadas com o objetivo de promover segurança e combater a criminalidade na cidade.

O município trabalhará com câmeras de alta definição que permitem identificar placas de veículos, além do zoom de longo alcance no auxílio de reconhecimento facial e de objetos; controle nas entradas e saídas da cidade, entre outros pontos estratégicos e aplicações.

O sistema de videomonitoramento da Urbes opera desde 2009. Atualmente, a cidade conta com 102 câmeras de monitoramento de trânsito operadas pela Urbes. Os dispositivos estão instalados em pontos estratégicos, que permitem uma visão panorâmica para análise ampla do sistema viário e do fluxo de veículos, dentre outras situações de tráfego e segurança. O equipamento é interligado ao Centro de Controle de Operações (CCO) da Urbes, por meio de fibra de cabo ótico. (Da Redação)