Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Sorocaba recebe mutirão de serviços gratuitos na Uniten

Cursos e atividades do Retoma SP serão disponibilizados nesta sexta (12)

10 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
A Universidade do Trabalhador fica na Vila Carvalho.
A Universidade do Trabalhador fica na Vila Carvalho. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (24/10/2017))

A cidade de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e diversas outras instituições apoiadoras, recebe nesta sexta-feira (12), das 9h às 16h, na Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), o mutirão de serviços gratuitos do programa Retoma SP.

A iniciativa contará com diversos estandes que serão montados na Uniten para atender microempresários, cidadãos afetados pela pandemia da Covid-19 e estudantes, que poderão ter acesso a vários serviços. Entre eles estão orientação e encaminhamento para vagas de emprego, cursos de qualificação com bolsa-auxílio de R$ 210, solicitação de documentos pelo Poupatempo, empregos para pessoas com deficiência e assinatura do convênio do Banco do Povo. É a primeira vez que o programa será realizado na região

Também serão disponibilizados vários cursos pela plataforma Via Rápida, como os de informática básica, corte e costura, manicure e pedicure, panificação e confeitaria, barbeiro, metrologia básica, assistente de cabeleireiro, recepção e atendimento e assistente de recursos humanos. Já, pela Uniten, as inscrições no local serão para os cursos de técnico de manutenção de celular, meu primeiro emprego, auxiliar de mecânico de motos, inspetor de qualidade, operador de empilhadeira, eletricista residencial, departamento pessoal, almoxarife e segurança do trabalho. Também estará disponível a unidade móvel da Via Rápida, com cursos rápidos.

Haverá, também, curso de fundamentos de solda da Balmer em dois momentos, das 9h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30. Em outra sala serão formadas três turmas para o Curso Makita: das 9h às 10, das 10h30 às 11h30 e das 14h30 às 15h30. Outras salas serão destinadas para o cadastro a vagas de empregos e para entrevistas com agências de empregos.

Será disponibilizado, ainda, corte de cabelo gratuito, com a Pró Hair. Haverá também palestras proferidas pelo Sebrae sobre os seguintes temas: às 9h, “Empreendedorismo como opção de carreira”; às 10h, “Como abrir uma empresa/formalização”; às 11h, “Linha de Crédito”; às 12h, “Direitos e Deveres do MEI”; às 13h, “Inteligência emocional para mulheres” (Sebrae Delas); às 15h, “Canvas” (plataforma de design gráfico) e, às 16h, “Comece certo nas redes sociais”.

Para participar de qualquer uma das atividades do Retoma SP Sorocaba, não é necessária inscrição prévia. A Uniten fica na avenida General Osório, 1.840, na Vila Carvalho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3316-1636. (Da Redação)