Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Votorantim teve dois óbitos por Covid-19 na segunda-feira (8)

Registros não entraram na conta do Estado, que divulgou não haver morte nesse dia

10 de Novembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Tratamento de pacientes Covid-19 em Votorantim é realizado no hospital municipal.
Tratamento de pacientes Covid-19 em Votorantim é realizado no hospital municipal. (Crédito: VINÍCIUS FONSECA / ARQUIVO JCS (3/7/2020))

Embora o governo estadual tenha divulgado, na segunda-feira (8), que o Estado de São Paulo não havia registrado nenhum óbito de Covid-19, os números não significam que na data nenhuma cidade paulista tenha registrado óbitos pela doença. Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), por exemplo, das 27 cidades, pelo menos a Prefeitura de Votorantim confirmou segunda-feira que recebeu a notificação de dois óbitos de Covid-19 no município.

Além disso, o próprio governo estadual confirma que habitualmente durante as segundas-feiras os dados divulgados pelas prefeituras paulistas são abaixo da média semanal, já que os municípios registram os óbitos no sistema oficial durante o domingo.

Prova disso, é que aos finais de semana geralmente as cidades costumam não ter a confirmação de mortes pela Covid-19 em função de nem todos os setores competentes funcionarem aos sábados e domingos.

No caso de Votorantim, a Prefeitura informou que na segunda-feira foram confirmadas as mortes de duas pessoas com comorbidades por Covid-19. Os pacientes são um homem de 62 anos e uma mulher de 72 anos.

Ainda segundo a Prefeitura de Votorantim, os falecimentos foram registrados nos dias 3 e 6 de novembro, respectivamente, e só divulgados para a imprensa no último dia 8, pois os dados foram atualizados pela Secretaria Municipal de Saúde somente naquela data, ou seja, logo após o final de semana.

Em Sorocaba, a Secretaria da Saúde (SES) informa que assim que os hospitais enviam as declarações de óbitos Covid para a Vigilância Epidemiológica os dados são divulgados para a imprensa diariamente por meio dos boletins. Contudo, pode haver a retroalimentação dos dados, pois nem sempre os óbitos divulgados nos boletins diários refletem necessariamente as últimas 24 horas.

O mesmo ocorre nas 27 cidades da RMS. O jornal Cruzeiro do Sul analisou ontem (9) os últimos boletins Covid divulgados pelas prefeituras municipais e em várias cidades eles não são divulgados diariamente, principalmente nos municípios menores. Já as cidades maiores, como Sorocaba, Votorantim, Itapetininga e Itu continuam divulgando boletins diários com os dados.

Ontem (9) pela manhã, nas páginas oficiais na internet de municípios menores como Alambari, Araçariguama, Iperó, Salto de Pirapora, por exemplo, ainda constavam informações de boletins Covid do último dia 5 de novembro, e sem mortes novas mortes confirmadas por Covid-19.

A exceção foi Araçoiaba da Serra que no boletim do último dia 6 de novembro trouxe a informação de três novos óbitos confirmados pela doença. Segundo a Prefeitura de Araçoiaba da Serra, os dados do boletim Covid do último dia 6 são do dia anterior, isto é, 5 de novembro.

Também, até a manhã de ontem, outras cidades da RMS tinham ainda boletins do dia anterior, ou seja, da última segunda-feira, como Alumínio, Boituva, Capela do Alto, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, São Roque, Tapiraí e Tietê.

Sorocaba, Votorantim, Itapetininga, Tatuí e Itu costumam divulgar seus boletins diários no fim do dia. Deste modo, quando os dados foram pesquisados, as edições diárias dos boletins desses municípios, ou seja desta terça-feira (9), ainda não tinham sido divulgados para a imprensa.

Ontem, pela manhã, algumas cidades da RMS tinham boletins ainda mais antigos em seus sites oficiais na internet. É o caso dos municípios de Salto e São Miguel Arcanjo, cujos boletins datavam do último dia 28 de outubro.

Tatuí confirmou 2 óbitos ontem

A Prefeitura de Tatuí confirmou ontem (9), por meio de seu boletim diário, dois óbitos por Covid-19. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), as mortes foram notificadas nas últimas 24 horas, sendo um homem, de 72 anos, que estava internado na UTI da Santa Casa da cidade e faleceu no último dia 8. O outro óbito confirmado pela doença foi de uma mulher, também de 72 anos, e que estava internada no mesmo hospital, mas faleceu ontem. (Ana Cláudia Martins)