Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Deputada Janaina Paschoal tem projetos que beneficiam crianças

Parlamentar visitou a sede da FUA na companhia de deputado Danilo Balas

09 de Novembro de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
César Augusto Ferraz dos Santos, presidente do Conselho de Administração da FUA; Valdir Euclides Buffo Junior, presidente do Conselho Superior da FUA; deputada estadual Janaina Paschoal; deputado estadual Danilo Balas; e Marco Aurélio Laham Dottore, membro do Conselho de Administração da FUA.
César Augusto Ferraz dos Santos, presidente do Conselho de Administração da FUA; Valdir Euclides Buffo Junior, presidente do Conselho Superior da FUA; deputada estadual Janaina Paschoal; deputado estadual Danilo Balas; e Marco Aurélio Laham Dottore, membro do Conselho de Administração da FUA. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (8/11/2021))

A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL) visitou Sorocaba ontem (8). Acompanhada do colega parlamentar Agente federal Danilo Balas, do mesmo partido, ela esteve na sede do jornal Cruzeiro do Sul e da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). Durante entrevistas, ao jornal e à rádio Cruzeiro FM 92,3, a parlamentar defendeu seus projetos que beneficiam crianças. Ela também visitou entidades de saúde da cidade.

Janaina falou sobre um projeto dela que muda as regras da adoção, acelerando a fila de espera. “Seria uma forma de acelerar a adoção em si, mas também de acelerar a retirada do pátrio poder. Hoje, por muitas vezes, as crianças ficam em abrigos por quatro, cinco, seis, sete anos, numa briga jurídica. Quando essa briga termina, essa criança já passou da idade, vamos dizer assim, em que as famílias que estão dispostas a adotar possam recepcionar essa criança. A gente ouve muito que tem crianças para serem adotadas, mas estão fora da idade, só que ninguém faz nada para correr com esse processo para que as crianças cheguem ao seio das famílias adotivas rapidamente. Então, esse projeto vai permitir que, enquanto ocorra essa briga jurídica, que a criança já fique com as famílias que querem adotar”, acrescenta.

Deputada estadual Janaina Paschoal. - FÁBIO ROGÉRIO (8/11/2021)
Deputada estadual Janaina Paschoal. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (8/11/2021))

A parlamentar disse que muitas famílias acolhem e criam essas crianças pequenas e não oficializam a adoção e, por isso, são tratadas como criminosas. A deputada cita para essa situação, os casos em que a mãe tem problemas mentais ou problemas relacionados às drogas.

Deputado estadual Danilo Balas. - FÁBIO ROGÉRIO (8/11/2021)
Deputado estadual Danilo Balas. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (8/11/2021))

Conforme ela, há muitos casos de crianças que passam anos com famílias adotivas são e retiradas para viver em abrigos. “Essas crianças não estão no sistema nacional de adoção e estão ‘invisíveis’ em abrigos. O projeto busca dar visibilidade para essas crianças. São crianças que não estão no sistema. O projeto vem para acelerar esse processo. Quanto mais rápido a criança estiver com a família adotiva, melhor para ela e para a sociedade. Ficar em abrigo não é algo positivo”, diz.

Ela também destacou outro projeto de lei de sua autoria e que envolve criança. Trata-se da iniciativa que obriga o atendimento de saúde pública para esse perfil ser feito por médico pediatra, especialista nesta faixa etária.

A deputada também reclamou das tramitações de projetos na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ao abraçar a causa infantil, ela afirmou que há poucos projetos nesse sentido em tramitação na Casa. Ainda conforme ela, a situação é percebida ao analisar as matérias que dão entrada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da qual faz parte.

Janaina Paschoal citou também um projeto de lei de sua autoria, que tratava de laqueadura, e que, após ser aprovado, foi vetado pelo governador João Doria (PSDB). “Ele perdeu uma oportunidade impar de ajudar a população”, garante. Ela reclamou da falta de diálogo do Executivo com a oposição.

Após deixar a FUA, no Alto da Boa. a deputada seguiu para o bairro Campolim, onde deu sequência à agenda. Entre os compromissos, uma entrevista ao podcast do deputado Danilo Balas. O anfitrião falou do prazer em receber a parlamentar em Sorocaba. “É uma honra receber a deputada em nossa cidade. Ela é um orgulho para todos nós”, afirmou.

Na FUA, ela foi recebida por César Augusto Ferraz dos Santos, presidente do Conselho de Administração, Valdir Euclides Buffo Junior, presidente do Conselho Superior, e Marco Aurélio Laham Dottore, membro do Conselho de Administração. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos