Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

PTS levará aulas de robótica à rede municipal

09 de Novembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
O prefeito Rodrigo Manga no lançamento do projeto.
O prefeito Rodrigo Manga no lançamento do projeto. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e a Prefeitura de Sorocaba lançaram ontem (8) o projeto “PTS na escola”, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação. Por meio do projeto, alunos da rede municipal de ensino de Sorocaba terão aulas de robótica no local. Além disso, um ônibus adaptado irá até as escolas municipais, ficando 10 dias em cada unidade escolar, para levar atividades de robótica, ciência e tecnologia, inicialmente para os estudantes dos Ensino Fundamental 1 e 2.

A novidade foi lançada em evento que também marcou a reinauguração do “Fab Lab”. O espaço é um laboratório que oferece recursos para projetos das áreas de engenharia robótica e soluções digitais.

Já o ônibus será levado às escolas municipais, com atividades teóricas de inovação, lógica e robótica para estudantes do Ensino Fundamental 2.

Depois, as lições serão apreendidas na prática pelos alunos no Fab Lab com o objetivo que os adolescentes apreendam a trabalhar em equipe, exercitando a criatividade, o pensamento crítico, raciocínio lógico, liderança e inovação.

O presidente do PTS, Nelson Tadeu Cancellara, comemorou a parceria com a Prefeitura de Sorocaba e a Sedu para levar inovação e tecnologia aos alunos da rede municipal de ensino. “Por conta da pandemia, a parceria teve que ser adiada e agora com a volta 100% presencial dos estudantes poderemos, então, dar seguimento nesse projeto, tomando os cuidados necessários para a prevenção contra a Covid-19”, destaca.

Cancellara disse ainda que os agendamentos dos estudantes para usar o espaço do Fab Lab no PTS, assim como a ida do ônibus até as unidades escolares municipais, será feito pela Sedu.

O secretário da Educação de Sorocaba, Márcio Carrara, destacou a importância de levar aos alunos da rede municipal inovação e tecnologia, por meio da parceria com o PTS.

Já o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, ressaltou que as escolas municipais estão recebendo lousas digitais, e os professores computadores. “Em breve teremos ainda os tablets para os estudantes e internet em todas as unidades escolares”, afirma. (Ana Cláudia Martins)