Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Comitê adia nova redução da vazão de Itupararanga para o rio Sorocaba

09 de Novembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Ontem (8), o nível do manancial estava em 21,93%, segundo a Votorantim Energia.
Ontem (8), o nível do manancial estava em 21,93%, segundo a Votorantim Energia. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (4/11/2021))

Após reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê, realizada ontem (8), pela manhã, sobre o atual cenário da crise hídrica que atinge a região de Sorocaba, foi decidido adiar, por mais uma semana, a nova redução na vazão da água da represa de Itupararanga para o rio Sorocaba. Ontem, o nível do manancial estava em 21,93%, segundo a Votorantim Energia.

O motivo do adiamento, segundo o Comitê, é o fato do nível do rio estar mais baixo do que o normal, e a nova redução poderia comprometer a captação de água que é feita pela Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória Régia, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). A nova redução da vazão do reservatório de Itupararanga, que seria dos atuais 3 mil litros por segundo para 2.750 litros por segundo.

Segundo o vice-presidente do Comitê, biólogo e professor André Cordeiro Alves do Santos, o Saae pediu mais um prazo para realizar mudanças na captação de água pela ETA Vitória Régia, pois caso o volume de água do rio abaixe mais, pode afetar os equipamentos utilizados no processo.

O Saae Sorocaba informa que a definição sobre não realizar uma nova redução da vazão da represa de Itupararanga deu-se por deliberação conjunta de todos os componentes do Grupo de Trabalho (GT). Na semana passada, o Saae informou que sugeriu ao grupo que aguarde para deliberar novamente sobre isso.

“A autarquia tem feito todos os esforços necessários para reduzir o consumo de água do reservatório de Itupararanga, inclusive captando um volume menor do que o permitido pela outorga desde meados de setembro (a captação atual é de, em média, 1.850 litros/s, enquanto a outorga permite captar até 1.950 litros/s). Esta redução do consumo de água do reservatório foi possível devido à interligação dos três sistemas produtores de água do município (ETA Cerrado/ETA Vitória Régia/ETA Éden), por meio de manobras operacionais que permitem aumentar ou diminuir as vazões captadas de cada um dos mananciais, de acordo com a necessidade do sistema”, destaca.

O Saae Sorocaba aponta ainda que o Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), também integrante do GT, por sua vez, tem solicitado aos órgãos fiscalizadores que todas as medidas de fiscalização do uso da água do reservatório de Itupararanga sejam tomadas, para que todos os agentes cumpram o volume permitido pelas suas respectivas outorgas ou consumam menos que o permitido neste momento de crise hídrica, como tem feito o Saae Sorocaba.

André Cordeiro pede que os municípios da região de Sorocaba que dependem da água da represa de Itupararanga tomem medidas mais contundentes em relação ao consumo e evitem ao máximo o desperdício. “Infelizmente está chovendo pouco neste mês de novembro e o calor está aumentando. Se as prefeituras não tomarem medidas mais incisivas em relação a crise hídrica logo podemos ter que enfrentar a falta de água”, ressalta. Uma nova reunião do Comitê está marcada para às 10h de terça-feira (16). (Ana Cláudia Martins)