Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Mutirão Oftalmológico oferta mais de 12 mil consultas em Sorocaba

O programa teve início na manhã desta segunda-feira (8) e tem como objetivo zerar a fila de espera

08 de Novembro de 2021 às 18:07
Wilma Antunes [email protected]
Adilson dos Santos esperava pela consulta oftalmológica desde o início da pandemia.
Adilson dos Santos esperava pela consulta oftalmológica desde o início da pandemia. (Crédito: Fábio Rogério)

Pacientes da fila de espera para consultas oftalmológicas finalmente começaram a ser atendidos na manhã desta segunda-feira (8). O chamado Mutirão Oftalmológico é promovido pela Secretaria da Saúde (SES), por meio de convênio com Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), e tem investimento de R$ 560 mil, que foram viabilizados por intermédio de emenda parlamentar do deputado estadual Tenente Coimbra (PSL). Os serviços são realizados em um ônibus itinerante, que opera em diferentes bairros da cidade.

O início da ação se deu na rua Vicência Faria Versage, no Jardim Emília, em frente ao BOS. Neste primeiro momento, um total de 12.698 consultas oftalmológicas serão ofertadas aos pacientes que se encontram na espera. Adilson dos Santos, de 59 anos, aguardava o exame oftalmológico desde março de 2020. Ele contou à reportagem que está satisfeito com o atendimento que recebeu durante o período da tarde e acredita que o mutirão ajudará muitas pessoas. “Espero por essa consulta desde o início da pandemia. Preciso dela para poder comprar um óculos novo. Achei que hoje [8] está bem tranquilo, fiquei super satisfeito”, comenta Santos. 

É justamente esse o objetivo do programa, segundo o diretor do BOS Sérgio Gabriel. “É muito importante para nós que isso seja um sucesso. Pois o paciente é beneficiado e, aqui, ele está em primeiro lugar. Nessas consultas, vamos fazer uma triagem para separar os casos clínicos dos cirúrgicos. As operações ainda estão em pano de discussão com a prefeitura. Assim que começarem a ser feitas, essas pessoas terão de volta a sua qualidade de vida. Nós queremos vencer os altos números da fila de espera e zerá-la”, diz.

Da esquerda para direita: Fernando Dini, Vivian Machado, Rodrigo Manga, Vinícius Rodrigues Sérgio Gabriel e Pascoal Martinez Munhoz. - Fábio Rogério
Da esquerda para direita: Fernando Dini, Vivian Machado, Rodrigo Manga, Vinícius Rodrigues Sérgio Gabriel e Pascoal Martinez Munhoz. (crédito: Fábio Rogério )

Ainda nesta segunda, o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), acompanhado do secretário de saúde Vinícius Rodrigues, do vereador Fernando Dini (MDB), dos diretores do BOS Pascoal Martinez Munhoz e Sérgio Gabriel e também de Vivian Machado, representando o deputado Coimbra, ostentou um cheque simbólico com o valor do investimento. “É um problema antigo que se agravou com a pandemia. Há filas gigantescas há mais de dez anos em relação a todas questões de saúde. Agora, com essa emenda e mais recursos que conquistamos do Governo Federal, já conseguimos iniciar as consultas oftalmológicas”, declarou o prefeito.

O chefe do executivo afirmou que a cidade deve receber mais de R$ 53 milhões em emendas de deputados federais, entre eles Herculano Passos (PSD), Cezinha de Madureira (PSD), Marcos Pereira (Republicanos) e Bruna Furlan (PSDB). Esses recursos servirão também para realizar cirurgias oftalmológicas, que estão previstas para começar no início de 2022, em um novo mutirão. “Em contrapartida, já está aberto o processo licitatório que, além de fazer as cirurgias de catarata, vai zerar todas as filas de exames, consultas e cirurgias”, destaca.