Buscar no Cruzeiro

Buscar

Novembro Azul

Saúde masculina não se limita às discussões sobre próstata

Segundo o cirurgião geral e urologista Lineu Amaro Rodrigues Júnior, a saúde masculina tem que ser discutida como um todo

08 de Novembro de 2021 às 15:37
Cruzeiro do Sul [email protected]
Homens devem cuidar da saúde como um todo
Homens devem cuidar da saúde como um todo (Crédito: Depositphotos)

Durante o mês de novembro, a maioria das campanhas incentiva os homens a realizar o exame de próstata como forma de detecção precoce do câncer. “Porém, o mais apropriado é discutir com maior amplitude a saúde masculina como um todo”, enfatiza Lineu Amaro Rodrigues Júnior, cirurgião geral, urologista e cooperado da Unimed Sorocaba.

Na entrevista abaixo, ele aborda questões ligadas ao tema. Confira:

A pandemia impactou positivamente as pessoas?

Neste período conturbado, causado pela pandemia, vimos muitas pessoas se preocuparem mais com sua saúde. Muitos ganharam peso e tiveram piora da saúde mental, é verdade; mas nunca tivemos tantas pessoas praticando exercícios físicos ao ar livre. Os números de vendas de bicicletas nunca foram tão altos. O uso de locais públicos como parques, ciclovias e praças para prática de exercício físico é nitidamente maior; basta dar uma volta pela cidade e será possível notar.

Nosso corpo funciona como um conjunto de sistemas interligados. O bem-estar físico depende do bem-estar psíquico e social. A pandemia pode ter desafiado nosso bem-estar social, devido às restrições impostas pelo momento. Por conta disso, fortaleceu-se a necessidade de darmos mais importância para nossa saúde física e mental.

Já temos dados que nos mostram uma conexão entre os bons hábitos de vida e a qualidade de nossa saúde. Quando pensamos em prevenção de doenças, têm papel fundamental a alimentação saudável e a prática de exercícios físicos regulares.

Há comprovação científica da atividade física na prevenção de doenças oncológicas?

Os dados sobre uso de exercícios físicos para prevenção de tumores – como os de mama e cólon – já são muito sólidos. Estudos sobre esse efeito protetor contra tumores de próstata são recentes; estão sendo realizados há menos de 15 anos, mas os resultados já são muito promissores.

Nestes últimos anos, tivemos diversas publicações de pesquisas sobre o exercício físico sendo aplicado ao tratamento de pacientes com tumores de próstata. Estudos de ótima qualidade já nos dão segurança para usarmos os exercícios em conjunto com tratamentos como a radioterapia, as terapias de bloqueios hormonais e como meio de preparar os pacientes para a cirurgia e a recuperação pós-operatória mais rápida. Os exercícios físicos prescritos ajudam a diminuir os efeitos colaterais dos tratamentos, a recorrência do tumor de próstata e sua gravidade.

Falando em tratamentos, eles evoluíram?

Esses avanços e outros (como a maior precisão dos equipamentos de radioterapia, as cirurgias laparoscópicas com ou sem assistência de robôs, medicamentos de bloqueio hormonal e quimioterapias cada vez mais eficientes) nos levam a ganhar, palmo a palmo, terreno neste campo de batalha. Mas vale lembrar que nada substitui um bom hábito de vida e nunca é tarde para melhorarmos nossos hábitos. Os ganhos desta abordagem são grandes e o preço/risco é muito pequeno.

Os avanços nos tratamentos e o início do entendimento das estratégias de prevenção são importantes. Devemos manter os cuidados para a detecção precoce, pois, assim, evitamos a possibilidade de diagnóstico apenas em doenças avançadas, mas difíceis de serem tratadas.

Qual o cenário do câncer de próstata no Brasil?

Neste ano, no Brasil, são esperados mais de 65.000 novos casos de tumor de próstata. Cerca de 20%, infelizmente, já estão em fase mais avançada e serão de tratamento mais difícil. Também em 2021, a estimativa é de que 16.000 homens morreram em decorrência da doença.

Qual o índice de sucesso quando o diagnóstico é precoce?

Quando diagnosticado em fases iniciais, em que os índices de cura superam os 90%, temos diversas boas opções de tratamento. Em alguns casos, nem precisamos de tratamento imediato. Os exames anuais são recomendados pela Sociedade Brasileira de Urologia para homens acima de 50 anos. Quem tem fatores de risco associados (como, por exemplo, com casos de tumor de próstata em parentes próximos, tabagistas, negros ou pessoas obesas) deve iniciar mais cedo, aos 45 anos.

O senhor deseja deixar alguma mensagem?

Sim. Primeiramente: a campanha de conscientização nacional acontece em novembro, mas os cuidados e o comprometimento com a saúde do homem devem se estender durante todo o ano. A segunda é participar de um quiz bastante lúdico e interessante sobre o tema, que pode ser acessado pela internet. (Da Redação)