Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Médicos pedem desculpas a Sorocaba 50 anos após formatura

07 de Novembro de 2021 às 00:01
Vinicius Camargo [email protected]
Samuel Simis:
Samuel Simis: "Foi um erro que, depois, foi reconhecido". (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Médicos da 16ª turma de medicina da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Sorocaba realizarão, no dia 27 de novembro, uma cerimônia de agradecimento à cidade e à instituição de ensino. Ao mesmo tempo, o plantio de uma muda de árvore nos jardins da universidade simbolizará um pedido de desculpas ao município. Isto porque parte dos formados de 1971 deixou de lado uma tradição de mais de duas décadas e decidiu fazer a colação de grau em São Paulo. Anteriormente, a formatura ocorria sempre em clubes de Sorocaba, com a participação da sociedade local.

À época, a decisão gerou descontentamento entre autoridades da cidade e até de estudantes sorocabanos da turma. Formado em 1971, o neurologista Samuel Simis, um dos organizadores da solenidade deste mês, conta que a festa foi realizada na capital porque a maioria dos alunos era natural de lá e quis assim. “Foi um erro que, depois, foi reconhecido”, diz.

Sorocabanos colaram grau na cidade, diz Hugo Hypólito. - FÁBIO ROGÉRIO
Sorocabanos colaram grau na cidade, diz Hugo Hypólito. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Mas nem todos os estudantes compactuaram com a decisão de fazer a formatura na Capital. Conforme o urologista Hugo Hypólito, os 12 sorocabanos da turma colaram grau na cidade. “Nós fizemos questão de nos formarmos em uma solenidade bem mais singela e mais simples, na própria sala do diretor da Faculdade de Medicina”, frisa.

Agora, no cinquentenário de formação dos médicos, sorocabanos ou não, vários deles se reunirão para valorizar a importância de Sorocaba e da PUC nas suas formações e vidas. Sorocabano nato, Hypólito diz só ter conseguido ingressar na faculdade graças às escolas públicas onde estudou. Por isso, considera importante congratular a cidade. “Eu devo, principalmente, ao Estadão, (então) Instituto de Educação Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, que foi a minha base para eu entrar na faculdade”, comenta.

  - FÁBIO ROGÉRIO
(crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Apesar de ser paulistano, Simis trilhou grande parte de sua carreira em Sorocaba. Assim, também irá agradecê-la por tudo o que lhe proporcionou ao longo desses 50 anos. “Sorocaba produziu mudanças nas nossas vidas. (No município), nos formamos profissionais, cidadãos e homens. Há de se retribuir à cidade o bem que ela nos produziu”, diz. “Tudo o que eu tenho na vida, devo à cidade, e isso tem que ser retribuído”, completa.

A cerimônia

A cerimônia ocorrerá no dia 27 de novembro, às 10h, na PUC (rua Joubert Wey, 290, Vila Boa Vista). Na ocasião, os participantes plantarão uma muda de platanus de Kós, vinda da ilha de Kós, na Grécia. A árvore carrega uma forte simbologia. Hipócrates, considerado o pai da medicina, ministrava aula para os seus primeiros “alunos” debaixo de um exemplar da espécie, em 340 a. C. A árvore original existe na ilha até hoje, e as mudas dela são distribuídas para faculdades de medicina do mundo todo. A PUC Sorocaba ganhou o seu exemplar da Universidade de São Paulo (USP).

A programação do evento começará às 10h, com a abertura. Às 15h, acontecerá o plantio. Às 10h30, o descerramento de uma placa comemorativa. Às 10h45, os médicos presentes homenagearão os colegas falecidos. Às 11h, haverá um tour pelo prédio da universidade. Por fim, às 12h30, um almoço. Além dos ex-alunos, autoridades e professores da instituição também estarão presentes. A solenidade é aberta ao público. 

Galeria

Confira a galeria de fotos