Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Sorocaba tem mais de 54 mil CNHs vencidas

Prazo está suspenso por conta da pandemia, mas motoristas já podem renovar e evitar correrias depois

07 de Novembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Contran prorrogou validade das CNHs, das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC) e das Permissões para Dirigir (PPD).
Contran prorrogou validade das CNHs, das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC) e das Permissões para Dirigir (PPD). (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (8/9/2021))

Em Sorocaba, um total de 54.480 motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida no período de março de 2020 a outubro de 2021. Os dados são do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), que está realizando mutirões para que os motoristas coloquem as suas CNHs em dia. A preocupação é que ocorra muita procura pelo serviço quando o prazo para a renovação do documento voltar a ser computado.

Por conta da pandemia da Covid-19, os prazos para a renovação da CNH estão suspensos por tempo indeterminado, conforme a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) nº 828/21. Outra portaria do Contran, a 208/2021, determinou a interrupção, por tempo indeterminado, do prazo de validade das CNHs, das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC) e das Permissões para Dirigir (PPD) vencidas desde 1° de março de 2020.

Ainda não há previsão de quando o prazo para a renovação da CNH voltará a ser exigido no Estado de São Paulo. “Importante lembrar que, embora o prazo para renovação da CNH siga suspenso por regulamentação federal, a recomendação é que os condutores realizem o serviço o quanto para evitar correria na retomada dos novos prazos”, informa o Detran.SP.

E a procura pelo serviço de renovação de CNHs aumentou em 2021 no Estado. Conforme o órgão estadual, entre janeiro e setembro deste ano, houve um crescimento de 98% na quantidade de renovações de CNHs, na comparação com o mesmo período do ano passado.

De acordo com o Detran.SP, foram renovadas 2.501.008 habilitações nos nove primeiros meses de 2021, contra 1.263.048 no mesmo período de 2020.

Baixa procura em Sorocaba

Renovação pode ser feita pela internet e por aplicativo. - MARCELLO CASAL JR. / AGÊNCIA BRASIL
Renovação pode ser feita pela internet e por aplicativo. (crédito: MARCELLO CASAL JR. / AGÊNCIA BRASIL)

Para renovar cada vez mais CNHs, o órgão estadual tem feito mutirões ofertando o serviço. O último ocorreu no dia 1º deste mês, mas em Sorocaba a procura não foi expressiva.

Segundo o Detran.SP, no total, foram oferecidas mais de 13 mil vagas para os condutores que precisam regularizar a validade da habilitação, em todas as unidades do Poupatempo no Estado. Porém, foram realizados 8,7 mil atendimentos. Já no Poupatempo de Sorocaba, das 398 vagas oferecidas, foram concluídos 230 atendimentos.

Mesmo com a interrupção dos prazos, o condutor deve se antecipar e renovar sua CNH o quanto antes, evitando maior tempo de espera para a realização do exame médico, único item a ser feito presencialmente.

A renovação do documento é feita online pelos portais do Poupatempo www.poupatempo.sp.gov.br, Detran.SP (www.detran.sp.gov.br) e do aplicativo Poupatempo Digital.

Para realizar o serviço, o interessado deverá levar a CNH original (versão impressa ou CNH digital) e pagar a taxa para emissão do documento e envio pelos Correios no valor de R$ 107, que pode ser paga no Poupatempo com cartão de débito ou dinheiro.

O exame médico realizado no local tem o custo de R$ 96. Vale ressaltar que, apesar de ser uma opção, o pagamento em dinheiro não pode ser feito em algumas unidades do Poupatempo. Caso o local não disponha de balcão destinado ao pagamento de taxas, estas poderão ser pagas em banco conveniado, informando o número do CPF.

“Apesar da suspensão temporária dos prazos para renovação de CNH, o Detran.SP disponibiliza o serviço para o cidadão paulista. De forma rápida, segura e sem burocracia, os motoristas têm usado as plataformas digitais para manter a documentação em dia”, destaca Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos