Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Trâmite para o Conect@ está na fase dos editais

05 de Novembro de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Remodelação dos 32 prédios do Sabe Tudo foram anunciadas em setembro.
Remodelação dos 32 prédios do Sabe Tudo foram anunciadas em setembro. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS (25/10/2021))

As tratativas relacionadas ao projeto Conect@, um novo modelo de gestão e atividade para os prédios do Sabe Tudo, anunciado em setembro pela Prefeitura de Sorocaba, estão na fase dos editais. Um desses editais ainda não foi lançado. Entretanto, o Executivo mantém para o início do ano que vem a execução das atividades. As informações foram confirmadas pela Prefeitura na quarta-feira (3).

Atualmente, o edital de chamamento para a seleção das propostas está em elaboração, com base na apresentação dos planos de trabalho das Organizações Sociais interessadas em realizar contrato com a Prefeitura para a manutenção dos prédios e gestão das atividades educacionais a serem desenvolvidas nos espaços Conect@. Este edital se refere a parte de qualificação das entidades.

Paralelamente, a Secretaria da Educação (Sedu), ainda conforme a Prefeitura, abriu edital de chamamento para a qualificação de Organizações Sociais (OSs) da área de educação, para possibilitar a ampla concorrência entre instituições aptas a participar do processo de chamamento público. Essa contratação é para a parte de execução do projeto, a exemplo do que fazia a ONG Projeto Pérola, que gerenciava as unidades do Sabe Tudo até meados do governo de Antônio Carlos Pannunzio (PSDB).

Questionada se já estão definidas quais serão as primeiras unidades e se havia informações sobre os valores envolvidos na concepção do projeto, a Prefeitura afirmou que “legalmente, essas e outras informações precisam ser apresentadas publicamente em edital a ser publicado no Jornal do Município de Sorocaba”. Sobre a previsão de quando efetivamente o projeto será iniciado, a resposta é que “a expectativa de início da execução dos projetos é no começo de 2022”.

A remodelação dos 32 prédios do antigo Sabe Tudo foram anunciadas em setembro. Os locais terão, conforme o projeto, uma nova identidade visual e utilidade, com diversas atividades educativas e tecnológicas. Após a qualificação das entidades, elas participarão de um chamamento para executar o projeto Conect@. Dentre as determinações feitas pela Sedu para adaptação dos espaços, estão as mudanças voltadas para a acessibilidade.

Serão retomadas, inicialmente, 12 unidades, que estão sendo escolhidas de acordo com estudo técnico elaborado por uma equipe da Secretaria da Educação. (Marcel Scinocca)