Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Hoje (4) tem 2ª da Pfizer e amanhã (5) repescagem

04 de Novembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Vacina hoje é para quem tomou a 1ª dose da Pfizer até 11 de setembro.
Vacina hoje é para quem tomou a 1ª dose da Pfizer até 11 de setembro. (Crédito: JEFF KOWALSKY / AFP)

Hoje (4), haverá vacinação da segunda dose da Pfizer para adolescentes de 12 anos ou mais e adultos que tomaram a primeira aplicação até o dia 11 de setembro. A ação ocorrerá por sistema drive-thru, em quatro locais de Sorocaba, sem a necessidade de agendamento. A aplicação acontecerá das 8h às 12h para os nascidos entre janeiro e junho e das 12h às 16h aos nascidos entre julho e dezembro.

A vacinação drive-thru ocorrerá no Instituto Humberto de Campos (rua Rosa Maria de Oliveira, 377, no Jardim Zulmira); Shopping Cidade Sorocaba (estacionamento G5, com entrada pela av. Atanázio Soares; Universidade de Sorocaba / Uniso / Cidade Universitária (rodovia Raposo Tavares, km 92,5); e Clube União Recreativo Campestre de Sorocaba (rua Francisco Paulo Braion, 650, no Jardim Guadalajara).

Repescagem da 1ª dose

Amanhã (5), Sorocaba fará uma nova ação de repescagem da 1ª dose contra a Covid-19 em adolescentes entre 12 e 17 anos. A vacinação ocorrerá em quatro locais da cidade, das 8h às 16h, e não é necessário agendamento.

A aplicação será realizada das 8h às 12h, para adolescentes entre 12 e 17 anos nascidos entre os meses de janeiro e junho. Já, os nascidos entre julho e dezembro, serão vacinados das 12h às 16h.
A vacinação drive-thru ocorrerá no Instituto Humberto de Campos, no Shopping Cidade Sorocaba, Universidade de Sorocaba e Igreja Universal do Reino de Deus / unidade Centro (av. Dr. Afonso Vergueiro, 555).

A pé ou de ônibus

Também haverá, em todos os locais de atendimento, nos dois dias, posto de vacinação para os munícipes que chegarem a pé ou pelo transporte público. É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e do comprovante de aplicação da primeira dose.

Além disso, o vacinado deverá saber informar o número do seu CPF ou portar o documento, assim como conscientiza, solicitando um comprovante de residência, para que sejam vacinados somente moradores da cidade.

Nos cinco pontos de vacinação, haverá arrecadação de alimentos não perecíveis para a campanha #AFOMENAOEFAKE!, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS).

O objetivo é distribuir esses itens às famílias em situação de vulnerabilidade social na cidade. A doação é voluntária, aberta a todos que desejarem e puderem contribuir.

Multivacinação é prorrogada

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), prorrogou a Campanha de Multivacinação até o dia 30 de novembro. O objetivo é atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Imunização. A aplicação continua sendo realizada nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 17h.

A SES destaca que é de fundamental importância que toda a população-alvo compareça às UBSs, levando a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado no Calendário de Vacinação.

Entre as vacinas disponíveis na campanha, estão: BCG, de prevenção contra a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Antivaricela; Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens; Hepatite A, Hepatite B, Febre Amarela e Poliomielite.

Até o momento, um total de 10.106 pessoas, entre crianças e adolescentes de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, compareceram às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Deste total, 6.651 precisaram receber aplicação de doses disponíveis no Calendário Nacional de Imunização. Outras informações podem ser obtidas de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelos telefones da Secretaria da Saúde (15) 3238-2430 e (15) 3238-2332. (Ana Cláudia Martins)