Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em Sorocaba

Escolas estaduais retomam aulas presenciais sem distanciamento

Medida é válida para todo o Estado de São Paulo a partir desta quarta-feira (3)

03 de Novembro de 2021 às 16:36
Ana Claudia Martins [email protected]
Alunos do ensino integral na Escola Estadual Visconde do Porto Seguro, em Sorocaba.
Alunos do ensino integral na Escola Estadual Visconde do Porto Seguro, em Sorocaba. (Crédito: Fábio Rogério)

As escolas estaduais de Sorocaba passaram a receber 100% de seus alunos sem revezamento e sem distanciamento nesta quarta-feira (3) para as aulas presenciais. A medida começou nesta quarta e é válida para todo o Estado de São Paulo.

Em Sorocaba, no total 79 escolas estaduais retomaram por completo o ensino presencial. Porém, as medidas preventivas contra a Covid-19 continuam válidas, como uso de álcool em gel e máscaras, aferição de temperatura, higienização constante dos ambientes e mãos.

De acordo com o governo estadual, a medida segue recomendação do Comitê Científico de Saúde do Estado e esta nova fase é possível pois o distanciamento de um metro entre os alunos não é mais obrigatório.

Deste modo, a presença dos estudantes nas escolas estaduais é obrigatória, salvo exceções: jovens pertencentes ao grupo de risco, com mais de 12 anos, que não tenham completado seu ciclo vacinal contra a Covid-19; jovens gestantes e puérperas; crianças menores de 12 anos pertencentes ao grupo de risco para a Covid-19, para as quais ainda não há vacina contra a Covid-19 aprovada no país; estudantes com condição de saúde de maior fragilidade à Covid-19, mesmo com o ciclo vacinal completo, comprovada com prescrição médica para permanecer em atividades remotas.

Para o secretário estadual da Educação, Rossieli Soares, a volta presencial envolve muito mais que recuperação da aprendizagem, mesmo que esse seja o nosso intuito maior. Mas a recuperação socioemocional dos nossos estudantes, principalmente para aqueles que estão no último ano da educação básica, é de suma importância também. Precisamos cuidar dos nossos jovens por inteiro”, destaca.

79 escolas estaduais em Sorocaba

Na cidade, no total 79 escolas estaduais já estavam seguindo a determinação de 100% dos alunos em aulas presenciais nesta quarta. Segundo a Dirigente de Ensino de Sorocaba, professora Rossenilda Gomes, até nas escolas que estão com obras de reforma os alunos estão frequentando as aulas normalmente.

A Dirigente disse que somente uma escola estadual está com aulas presenciais suspensas por conta de casos de Covid-19, e somente fazem aula remota os alunos que se enquadram nas exceções definidas pelo governo estadual.

Na tarde de hoje, estudantes do ensino integral na Escola Estadual Visconde do Porto Seguro, no centro de Sorocaba, comemoraram a retomada completa das aulas presenciais, sem revezamento ou distanciamento.

Apesar disso, a unidade escolar segue todas as medidas preventivas, e todas as salas de aula da escola são monitoradas por câmeras. Em média, as salas de aula estão com 35 alunos. A diretora Helenice Lopes afirma que o sentimento dos estudantes é de felicidade pela retomada completa das aulas presenciais, embora o ano letivo de 2021 esteja próximo do fim. As aulas presenciais seguem até o dia 23 de dezembro.

Aluna do 6º ano na Escola Estadual Visconde do Porto Seguro, Alessa Moreira, 11 anos, disse que desde fevereiro deste ano estava frequentando aulas presenciais, mas não de forma contínua, como agora. “É bem melhor todo dia frequentar as aulas, ver os colegas, conhecer as pessoas, e para aprender é mais fácil também”, aponta.

Ano letivo 2022

Também ontem, o governo estadual anunciou o calendário oficial para o ano letivo de 2022 em toda a rede estadual de ensino do estado de São Paulo. As aulas para cerca de 3,5 milhões de alunos ocorrerão entre 2 de fevereiro e 23 de dezembro, nas 5,4 mil escolas mantidas pelo governo estadual nos 645 municípios paulistas.

O calendário do ano letivo de 2022 prevê recessos ao final do primeiro e terceiro bimestres. As férias serão mantidas nos meses de julho e janeiro. Também estão previstos dois períodos para recuperação nas férias entre 4 e 21 de janeiro e 11 e 22 de julho.

Sorocaba e Votorantim

Em Sorocaba, as aulas presenciais já foram retomadas também na rede municipal de ensino, mas não 100%, e os alunos continuam tendo aulas em esquema de revezamento, por exemplo.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, dos cerca de 60 mil estudantes, aproximadamente 45 mil já retomaram as atividades presenciais. A expectativa que as aulas presenciais retomem 100%, sem revezamento, a partir da próxima segunda-feira (8).

Já em Votorantim, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Seed), decretou a retomada das aulas presenciais nas escolas municipais, sem sistema de revezamento, para 100% dos alunos e em todos os dias letivos. A medida entrou em vigor nesta quarta (3).

Além disso, a Secretaria de Educação de Votorantim decidiu continuar com o projeto de reforço escolar, oferecido aos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, devido à necessidade dos alunos que ficaram um ano e seis meses aprendendo por meio de atividades remotas.

As aulas são de matemática e língua portuguesa. As disciplinas são ministradas de uma a três vezes por semana, de acordo com a adesão e o espaço físico da escola. (Da Redação)