Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mercado de trabalho

Parcerias levam cursos profissionais aos Cras em Sorocaba

A ideia é proporcionar os cursos em todas as unidades da rede

03 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Munícipes assistidos têm oportunidade para geração de renda
Munícipes assistidos têm oportunidade para geração de renda (Crédito: Secom Sorocaba)

Por meio de parceria com o Sebrae Sorocaba, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), tem promovido a qualificação profissional gratuita de munícipes nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras). Para muitos, trata-se de uma nova oportunidade de geração de renda.

Além disso, os certificados profissionalizantes garantem melhor aceitação no mercado de trabalho. “Vemos também que muitas mulheres se sentem valorizadas e empoderadas ao ter a chance de exercer uma profissão”, diz Ângela Domingues, coordenadora do Cras Nova Esperança.

Nesta unidade, já foram oferecidos os cursos de Alongamento de Unhas, Bolos e Tortas e de Unhas Artísticas. Além desses, o curso de Depilação Facial com Linha terá início nos próximos dias e o de Montagem de Bijuterias acontecerá em dezembro, com inscrições até o dia 19 de novembro.

“É uma excelente oportunidade de qualificação, aperfeiçoamento e aprendizado para a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico dos munícipes. E o fato de os cursos serem oferecidos em um equipamento que fica próximo às pessoas, nos bairros, facilita muito”, conclui Ângela. “Nós nos esforçamos bastante para conseguir essa parceria junto ao Sebrae, pensando em facilitar o acesso da população a vagas de emprego ou em preparar essas pessoas para o empreendedorismo”, ressalta o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.

A ideia é proporcionar os cursos em todas as unidades da rede. No Cras Laranjeiras, por exemplo, também estão abertas inscrições para os cursos de Cuidador de crianças de 2 a 6 anos (aulas de 9 a 23 de novembro e de Gestão (aulas dias 24 e 25 de novembro), de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

Em mais uma parceria com o Sebrae, o Cras Laranjeiras também proporcionará cursos profissionalizantes, na área da beleza, dirigidos ao público LGBT em situação de vulnerabilidade.

Além do Sebrae, outras instituições, como o Espro (Ensino Social Profissionalizante), estão empenhadas em auxiliar esse público e contribuir para a geração de renda. No Cras Carandá, 25 famílias tiveram a oportunidade de participar de uma oficina voltada para a geração de renda com a produção de produtos de limpeza sustentáveis.

A atividade foi feita, de forma virtual, utilizando o aplicativo WhatsApp. Os kits contendo toda a matéria-prima necessária para o curso foram disponibilizados pelo Espro, entidade fundada pelo Rotary Club São Paulo. Os participantes puderam aprender a produzir sabonete líquido, pasta para arear panelas e sabão líquido. (Da Redação)