Buscar no Cruzeiro

Buscar

Banco de Olhos

Sorocaba faz mutirão para consultas oftalmológicas

Inicialmente, serão 12.698 atendimentos a pacientes que estão na fila

03 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Para zerar a fila, Prefeitura disponibilizará mais 9 mil consultas
Para zerar a fila, Prefeitura disponibilizará mais 9 mil consultas (Crédito: EBC)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realiza este mês o Mutirão Oftalmológico, por meio de convênio com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). Inicialmente, 12.698 consultas oftalmológicas serão ofertadas aos pacientes que se encontram na fila de espera.

Logo após, mais cerca de 9 mil consultas serão disponibilizadas, zerando a fila por esse procedimento na cidade.

A SES explica que os primeiros pacientes a serem atendidos já serão agendados nesta primeira semana de novembro. Os atendimentos serão realizados em um moderno ônibus itinerante do BOS, totalmente equipado para esse tipo de atendimento, que percorrerá as várias regiões da cidade.

Os pacientes serão contatados pela Central de Regulação de Vagas do Município e informados sobre o local, a data e o horário da consulta.

Para o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, o Mutirão representa uma verdadeira revolução nessa área no município.

“Por muitos anos, essas pessoas sofreram esperando por um procedimento e não tiveram solução. Estamos dando um basta nessa situação e promovendo mutirões que vão zerar as filas de espera por consultas, exames e cirurgias em toda a cidade. O cidadão sorocabano merece respeito e a atual gestão trabalhará sempre em benefício da população, principalmente daqueles que mais precisam”, enfatiza o prefeito.

No total, mais de 87 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias, serão realizados pela Prefeitura de Sorocaba nas mais variadas especialidades, em convênios com entidades habilitadas, para zerar todas as filas de espera na rede municipal de saúde.

Do total de 87.498 procedimentos, 30.499 são para consultas, 48.205 para exames e 8.794 para cirurgias. A soma de R$ 11.262.988, provenientes de emendas parlamentares, será utilizada na ação, entre outros serviços da saúde.

O atendimento começa pelo Mutirão Oftalmológico, agora, em novembro. As demais especialidades terão atendimento em 2022.

O médico e secretário da Saúde, Vinicius Rodrigues, destaca que os mutirões representam um alívio à população.

“Depois da espera por tanto tempo e mais o período pandêmico, será possível atender toda a população, com qualidade. Após as filas serem zeradas, o município seguirá promovendo uma gestão eficiente e de qualidade, para que essas demandas não se acumulem mais”, explica.

Para quem necessita da consulta oftalmológica e ainda não foi encaminhado para o especialista, a orientação é que procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, para seguir o fluxo preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Outras informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelos telefones (15) 3238-2430 e (15) 3238-2332, da Secretaria da Saúde. (Da Redação)