Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em memória

Feriado de Finados movimenta cemitérios municipais em Sorocaba

Os quatro cemitérios municipais da cidade possuem programação especial nesta terça-feira (2) para atender o público até às 17h

02 de Novembro de 2021 às 11:40
Ana Claudia Martins [email protected]
Cemitérios municipais de Sorocaba recebem público neste feriado de Finados até às 17h.
Cemitérios municipais de Sorocaba recebem público neste feriado de Finados até às 17h. (Crédito: Fábio Rogério )

Matéria atualizada às 22h48 desta terça-feira (2)

O feriado de Finados movimentou os quatro cemitérios municipais nesta terça-feira (2), em Sorocaba. Cerca de 40 mil pessoas passaram pelos locais. As reformas nos espaços públicos e a programação especial oferecida agradaram o público. No cemitério da Saudade, que fica na Vila Carvalho, e no cemitério Santo Antônio, no Wanel Ville, centenas de pessoas passaram pelos locais pela manhã.

Os cemitérios municipais de Aparecidinha e da Consolação, na Vila Haro, também receberam o público para prestar condolências aos seus familiares, parentes e amigos. Os quatro cemitérios funcionaram das 8h até às 17h. O uso de máscara foi obrigatório por conta da Covid-19.

Os locais prepararam uma programação especial para receber os visitantes como música ao vivo na entrada, com violinistas, além da distribuição de mudas de árvores para plantio, em simbologia à esperança e continuidade da vida. A venda de flores e alimentos também movimentou o entorno dos cemitérios municipais.

Em frente à entrada principal de cada cemitério, colaboradores da Ossel distribuíram álcool em gel e duas fitas simbólicas, na qual cada pessoa poderia escrever mensagens para homenagear seus entes queridos. Uma das fitas foi devolvida à equipe da Ossel para compor uma grande obra, que será exposta na sede na empresa. A Ofebas entregou plantas ornamentais, igualmente simbólicas. Os quatro cemitérios municipais também tiveram programação religiosa, com celebrações em diferentes horários.

Agentes de trânsito da Urbes atuaram nas entradas dos locais e orientaram os motoristas. Assim como guardas civis municipais estiveram nos cemitérios para garantir a segurança dos visitantes.

Dia de Finados especial

O Dia de Finados este ano é considerado diferente e especial por conta da pandemia da Covid-19, já que no ano passado, por exemplo, muitas pessoas deixaram de comparecer aos cemitérios na data por medo da contaminação.

Além disso, a data é uma oportunidade, agora com a pandemia mais controlada, de muitos familiares prestarem homenagens aos entes queridos que perderam para a Covid-19 e por outros motivos e doenças.

No Cemitério da Saudade, o casal João Canaveze Filho e a esposa Darlene Canaveze, foram levar flores aos seus familiares falecidos. João afirma que no ano passado a família preferiu não ir ao cemitério por conta da pandemia. Ele conta que agora, com a pandemia bem mais controlada, se sentiu seguro para prestar condolências aos parentes já falecidos.

“No ano passado estava muito complicado a pandemia e ficamos em casa. Agora melhorou bem e viemos. Todo ano é uma tradição, mas tem que tomar os cuidados necessários, como a máscara”, destaca.

No Cemitério Santo Antônio, Solange de Fátima foi ao local para colocar flores no local onde a mãe dela está enterrada. Em 2020, na data, ela também preferiu não comparecer ao cemitério por medo de pegar a doença. “Aqui o local é bem arejado, então, como a situação está melhor, eu quis vir trazer flores para a minha mãe e assistir a missa”, afirma. (Ana Cláudia Martins)

.

Galeria

Confira a galeria de fotos