Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia de Finados

Cemitérios municipais funcionam das 8h às 17h neste feriado

Haverá programação especial para recepcionar os visitantes. São esperadas 45 mil pessoas nos 4 endereços

02 de Novembro de 2021 às 00:47
Ana Claudia Martins [email protected]
Os quatro cemitérios municipais da cidade foram revitalizados para o Dia de Finados
Os quatro cemitérios municipais da cidade foram revitalizados para o Dia de Finados (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (22/10/2021) )

Os quatro cemitérios municipais de Sorocaba funcionam nesta terça-feira (2), feriado de Finados, das 8h às 17h, com uma programação especial para receber a população. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a estimativa é que 45 mil pessoas passem pelos locais ao longo do dia.

Além disso, a administração municipal informa que os cemitérios foram revitalizados pelas equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e as obras de reforma, manutenção e limpeza foram concluídas no último dia 30 de outubro.

Os cemitérios da Saudade (Vila Carvalho), da Consolação (Vila Haro), da Aparecida (Aparecidinha) e Santo Antônio (Wanel Ville) terão programação especial para acolher a todos que irão prestar condolências na data.

Em cada um deles, violinistas recepcionarão os visitantes, enquanto equipes da Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) farão a distribuição de mudas de árvores para plantio, em simbologia à esperança e continuidade da vida.

Também, em frente à entrada principal de cada cemitério, colaboradores da Ossel distribuirão álcool em gel e duas fitas simbólicas, na qual cada pessoa poderá escrever mensagens, inclusive, para homenagear seus entes queridos.

Uma das fitas será devolvida à equipe da Ossel, para compor uma grande obra, que será exposta na sede na empresa. Já, a ação da Ofebas consistirá na entrega de plantas ornamentais, igualmente simbólicas.

Equipes da Seção de Administração de Cemitérios, da Serpo, irão orientar os visitantes nos locais quanto ao uso obrigatório de máscara de proteção facial e recomendar a utilização de álcool em gel.

A orientação, ainda, é que cada pessoa leve garrafa própria de água e adote medidas para se proteger, em caso de sol forte, como o uso de boné, chapéu e protetor solar, por exemplo.

A Serpo sugere ainda que os munícipes que visitarão os cemitérios públicos acessem o endereço eletrônico https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/consulta-sepultados, para obter a localização exata da sepultura de seu ente querido e, assim, ter mais comodidade, evitando fila na Administração do cemitério.

A Serpo reforça, ainda, que as unidades da Casa do Cidadão seguem recebendo as solicitações de serviços referentes aos jazigos, que serão retomados logo após o Dia de Finados.

Informações como localização dos cemitérios municipais e contatos podem ser acessadas pelo site da prefeitura.

Programação religiosa

Os cemitérios municipais têm hoje uma programação religiosa. No cemitério da Consolação as celebrações religiosas ocorrem às 8h, às 10h e às 15h, todas com o Frei Gilberto da Paróquia Santo Antônio.

No cemitério Santo Antônio às 8h haverá celebração com o padre Paulinho (Paróquia Divino Espírito Santo), às 10h com o padre Carlos Meira (Paróquia São José do Cerrado) e às 14h30 com o padre Claudinei (Paróquia Santa Maria Madalena).

No cemitério da Saudade são quatro horários: 8h, com padre Almir (Paróquia São Benedito); 10h, com padre Manoel (Paróquia Santa Rita); 15h, com padre Wagner (Paróquia São José Operário), e das 10h às 16h, com líderes do Templo Espiritual de Umbanda Baiano José Trindade e Cabocla Jurem.

No cemitério da Aparecida (Aparecidinha), as missas serão realizadas no Santuário, em três horários: 8h, com o padre Ricardo (Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida), 10h, com padre Rubens (Paróquia Nossa Senhora Aparecida) e 15h, com o padre William (Paróquia Nossa Senhora da Piedade). (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos