Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Sorocaba divulga programação especial do Novembro Azul nas UBSs

Programação é essencial para sensibilizar e conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata

01 de Novembro de 2021 às 17:42
Cruzeiro do Sul [email protected]
Sorocaba divulga programação especial do Novembro Azul nas UBSs.
Sorocaba divulga programação especial do Novembro Azul nas UBSs. (Crédito: Secom/Sorocaba )

Para fortalecer, ainda mais, a assistência no serviço de saúde pública aos homens, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Saúde (SES), divulga, nesta segunda-feira (1), a programação da campanha Novembro Azul nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As atividades acontecerão durante todo o mês, contando com o trabalho de servidores e parceiros voluntários.

A programação é essencial para sensibilizar e conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. A intenção, ainda, é que essa atenção especial dos homens com a saúde não aconteça apenas em época de campanha, mas que ocorra de forma constante e se torne um costume entre o público masculino.

O médico e secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, ressalta que homens a partir de 40 anos de idade, com histórico familiar da doença, devem procurar atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde ou no Ônibus Azul, anualmente. Já, pacientes sem sintomas e sem casos na família devem procurar a assistência urológica a partir dos 50 anos de idade. Por sua vez, homens com sintomas urológicos devem procurar uma unidade de saúde o mais brevemente possível, independentemente da idade.

“Se for realizar investigação para diagnóstico precoce de câncer de próstata, é de extrema importância a combinação dos exames de toque e de sangue, o chamado PSA (Antígeno Prostático Específico). Com esses dois procedimentos realizados, o médico responsável terá mais informações para a indicação, ou não, da biópsia de próstata”, ressalta o secretário. “Para prevenir a doença, o homem igualmente deve praticar exercícios físicos regulares e manter hábitos alimentares saudáveis”, completa.

Confira a programação:

UBS Angélica
– 19/11, das 7h às 12h: Orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata e sua relevância no contexto da atualidade.

UBS Lopes de Oliveira
– 06/11, às 13h: Orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata e sua relevância no contexto da atualidade.

UBS Cerrado
– 10/11 e 17/11: Palestra sobre a “Saúde do Homem”;
– 07/11: Distribuição de folders informativos sobre o mesmo tema na localidade da unidade;
– Todo o mês de novembro: Testagem rápida para identificar ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

UBS Carandá
– 04/11, às 7h15 : Palestra sobre a “Saúde do Homem”;
– 03, 04, 10 e 11/12, às 14h : Consulta de enfermagem para homens e testagem rápida para identificar ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

UBS Simus
– Todo o mês de novembro: Orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata e distribuição de folders informativos sobre a saúde do homem.

UBS Santana
– Todo o mês de novembro: Orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata e distribuição de folders informativos sobre a saúde do homem.

UBS Éden
– Todo o mês de novembro: Orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata, distribuição de folders informativos sobre a saúde do homem e testagem rápida para identificar ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

UBS Rodrigo
– 26/11, às 9h: Palestra sobre a “Saúde do Homem”.

UBS Aparecidinha
– Todo o mês de novembro: Orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata;
– 16 e 17/11: Vagas para consultas médicas e odontológicas aos homens com 40 anos ou mais.

UBS Mineirão
– 09, 11, 23 e 25/11, das 9h às 9h30: Orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata.

UBS Maria Eugênia
– 22 e 24/11, das 8h às 11h: Testagem rápida para identificar ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata;
– 25/11, das 9h às 11: Testagem rápida para identificar ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) no Centro Esportivo Maria Eugênia.

UBS São Guilherme
– 12/11, das 8h às 18h: Ação especial em alusão ao Novembro Azul, com aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar (diabetes), testagem rápida para identificar ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), teste de Covid-19 e orientações sobre prevenção ao câncer de próstata.

UBS Vila Haro
– Todo o mês de novembro: Orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata.

UBS Márcia Mendes
– Todo o mês de novembro: Orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata e testagem rápida para identificar ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

UBS São Bento
– 03/11, das 8h às 12h: Abertura da campanha Novembro Azul, com orientação sobre a saúde do homem e solicitação do exame PSA (Antígeno Prostático Específico);
– 09/11, das 8h às 12h: Orientação sobre a saúde do homem e solicitação do exame PSA (Antígeno Prostático Específico);
– 12/11, das 9h às 11h: Orientação sobre alimentação saudável e nutrientes que contribuem para a prevenção do câncer;
– 22 a 26/11, das 9h às 12h: Testagem rápida para identificar ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

UBS Maria do Carmo
– Todo o mês de novembro: Orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata e distribuição de folders informativos sobre a saúde do homem.

UBS Wanel Ville
– 09, 16, 23 e 30/11, das 8h às 11h: Orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata e distribuição de folders informativos sobre a saúde do homem;
– 23/11: Oferta de 24 vagas para consultas médicas aos homens com 50 anos ou mais.

UBS Escola
– 04, 11, 18 e 25/11, às 14h: Palestra sobre câncer bucal;
– 16, 17 e 19/11, às 15h: Auricoloterapia.

UBS Fiori
– 10, 11 e 12/11, das 9h às 18h: Busca ativa de hipertensos, testagem rápida para identificar ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), consultas de enfermagem e solicitação do exame PSA (Antígeno Prostático Específico).

UBS Vitória Régia
– 27/11, das 8h às 13h: Orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata e testagem rápida para identificar ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

UBS Vitória Régia
– 11/11, das 8h às 16h: Dia “D” da Saúde do Homem, com orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata, testagem rápida para identificar ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), corte de cabelo e café da manhã.

UBS Ulisses Guimarães
– Todo o mês de novembro: Orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata, distribuição de folders informativos sobre a saúde do homem, testagem rápida para identificar ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), consultas multiprofissionais e solicitação do exame PSA (Antígeno Prostático Específico).

UBS Cajuru
– Todo o mês de novembro: Orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata, distribuição de folders informativos sobre a saúde do homem, testagem rápida para identificar ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), consultas multiprofissionais e solicitação do exame PSA (Antígeno Prostático Específico).

UBS Barcelona
– 18/11, das 8h às 16h: Orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata, distribuição de folders informativos sobre a saúde do homem, testagem rápida para identificar ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), auriculoterapia, acupuntura e planejamento familiar.

UBS Habiteto
– 18/11, das 8h às 16h: Orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata, distribuição de folders informativos sobre a saúde do homem, testagem rápida para identificar ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), consultas multiprofissionais e solicitação do exame PSA (Antígeno Prostático Específico).

UBS Vila Barão
– 13/11, das 8h às 16h: Orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata, distribuição de folders informativos sobre a saúde do homem, testagem rápida para identificar ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), consultas multiprofissionais, solicitação do exame PSA (Antígeno Prostático Específico), corte de cabelo e auriculoterapia.

UBS Brigadeiro Tobias
– 18/11, das 9h às 13h: Orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata, distribuição de folders informativos sobre a saúde do homem, testagem rápida para identificar ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e reflexologia.

UBS Vila Sabiá
– 10/11, das 9h às 13h: Palestra sobre a importância dos exames preventivos contra o câncer de próstata.

UBS Vila Hortência
– 30/11, das 7h às 12h: Orientação na sala de espera da unidade sobre a importância do exame preventivo de próstata, distribuição de folders informativos sobre a saúde do homem e café da manhã. (Da Redação)