Buscar no Cruzeiro

Buscar

Corrida

Pink do Bem teve cerca de 1,5 mil participantes no Parque das Águas

Evento fecha a programação oficial do 'Outubro Rosa' em Sorocaba e anualmente é promovido pela Liga Sorocabana de Combate ao Câncer

31 de Outubro de 2021 às 13:13
Ana Claudia Martins [email protected]
Pink do Bem 2021 ocorreu de forma presencial neste domingo (31) em Sorocaba.
Pink do Bem 2021 ocorreu de forma presencial neste domingo (31) em Sorocaba. (Crédito: Ana Claudia Martins )

A sétima edição da Corrida Pink do Bem reuniu milhares de pessoas na manhã deste domingo (31), no Parque das Águas, no Jardim Abaeté, em Sorocaba.

O evento, que este ano ocorreu de forma presencial e virtual, teve cerca de 1,5 mil inscritos e fecha oficialmente o calendário oficial da cidade, da campanha de conscientização sobre o câncer de mama, chamada “Outubro Rosa”. A Pink do bem é organizada anualmente pela Liga Sorocabana de Combate ao Câncer.

Seguindo os protocolos de segurança e prevenção da Covid-19, a corrida foi realizada nas categorias corrida (10 km e 5 km) e caminhada (3 km), além da etapa PCD (pessoa com deficiência).

A primeira largada ocorreu às 7h15 para as pessoas com deficiência. Em seguida, às 7h30, houve a largada dos atletas na categoria corrida 10 km, depois 5 km e por último os inscritos para a caminhada de 3 km. Após o término de todas as categorias, os primeiros colocados em cada uma das categorias subiram ao pódio, onde receberam seus troféus da organização da corrida Pink do Bem.

Além do evento virtual, este ano, por conta da pandemia, também houve a opção de participar da corrida de forma virtual. Os inscritos para a etapa virtual podem correr ou caminhar de qualquer lugar do mundo até este domingo.

A participação virtual na Pink do Bem 2021 começou no último dia 24. Após correr ou caminhar, os participantes têm até segunda-feira (1º) para computar a participação no site Ticket Agora, conforme consta no regulamento da corrida.

No ano passado, a Pink do Vem ocorreu somente no formato virtual, por conta da pandemia da Covid-19. Toda a renda da corrida é revertida pela Liga Sorocabana de Combate ao Câncer para o custeio de biópsias para mulheres que estão na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), em Sorocaba e região.

Além disso, a Liga oferece diversos atendimentos gratuitos, com vários profissionais, para mulheres que estão enfrentando o câncer de mama, além de trazer informações e ações para a conscientização dos exames preventivos e do combate à doença, que se for diagnosticada no estágio inicial, tem mais de 90% de chances de cura.

Emoção e solidariedade 

Além da emoção da volta da Pink do Bem presencial, os participantes contam sobre a satisfação em participar da corrida, que traz benefícios para a saúde e ainda ajuda mulheres a combater o câncer de mama.

A administradora Patrícia Telo Dias Natali, 45 anos, sabe bem o que é enfrentar a doença e como forma de superação desejava participar presencialmente da corrida. Desejo que ela realizou neste domingo com satisfação por ajudar mulheres que necessitam fazer exames. “Eu tive câncer de mama e consegui superar a doença por conta dos exames preventivos e o acompanhamento médico, pois já tinha histórico na família”, conta.

Patrícia perdeu a mãe para o câncer de mama e de ovário e também teve a doença, mas como fazia os exames regularmente descobriu a doença em seu estágio inicial, o que foi fundamental para a cura.

“Eu tenho convênio médico e quando tive câncer de mama fiz todos os exames, mas muitas mulheres que estão com esse problema não tem acesso. Então, eu acredito que a corrida e as iniciativas como as feitas pela Liga de Combate ao Câncer são muito importantes para alertar sobre a doença, além do suporte e principalmente atendimento psicológico que a entidade também oferece”, destaca Patrícia, que participou da caminhada.

Adriana Queiroz, 38 anos, também participou pela primeira da Pink do Bem, na categoria caminhada. Ela conta que o evento foi emocionante porque ela trabalha na área da saúde e com mulheres que passam pelo câncer de mama.

“A gente lida com mulheres que tiveram a doença, então, participar da corrida é algo muito importante, pois representa uma causa e a questão da prevenção, do autoexame e dos exames periódicos para evitar o câncer de mama”, destaca. (Da Redação)

.

Galeria

Confira a galeria de fotos