Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pós-pandemia

Comércio de Sorocaba está otimista com vendas para o Natal e o fim de ano

Lojistas apostam nas vendas de fim de ano e estimam negócios 15% maiores em comparação com 2020

31 de Outubro de 2021 às 00:23
Ana Claudia Martins [email protected]
Avanço da vacinação anima pessoas a decorar suas casas para receber familiares
Avanço da vacinação anima pessoas a decorar suas casas para receber familiares (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (27/10/2021))

Comerciantes e entidades do comércio e da indústria de Sorocaba e região estão otimistas com a retomada da economia, por conta da melhora da pandemia da Covid-19, o avanço da vacinação e a liberação de praticamente 100% das atividades econômicas.

Os comerciantes de Sorocaba apostam nas vendas de Natal e de fim de ano e estimam que elas sejam até 15% maiores do que o mesmo período do ano passado. Por conta disso, várias lojas no Centro já estão com diversos produtos natalinos à venda, há pouco menos de 60 dias para o Natal.

Outra aposta do setor comercial e de serviços é na contratação temporária na cidade para atender a demanda das vendas natalinas e de fim de ano, o que deve movimentar o mercado de trabalho.

Segundo a Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), as contratações no comércio e no setor de serviços aumentam com a retomada da economia, ainda mais nesse período de festas de Natal e de fim de ano, que são consideradas as melhores datas para o comércio.

“Com o avanço da vacinação, há uma tendência de crescimento da atividade econômica em todo o País, bem como para a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS)”, ressalta a entidade.

Para o economista da ACSO, Roque Camargo, o setor vem apresentando um crescimento no mercado de trabalho em relação ao ano passado de 4,57%. O que evidencia uma melhora em relação a 2020.

“Portanto, pode-se esperar uma melhora nas vendas tanto para a Black Friday como para o Natal, dada a recuperação das perdas relativas à pandemia, bem como com o retorno de eventos e atividades que ficaram restritas no ano passado”, prevê o economista.

Aposta dos lojistas

As lojas do comércio de Sorocaba também apostam nas vendas de Natal e de fim de ano e estimam um aumento de até 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para o gerente da papelaria Pedagógica, Nivaldo Madureira, as vendas no mês de outubro, por exemplo, já estão melhores do que o mesmo período do ano passado. “Já tivemos aumento nas vendas com os produtos para o Halloween (Dia das Bruxas), que foram bem melhores do que a data anterior”, destaca Madureira.

E para o Natal e fim de ano em 2021, a estimativa é ainda mais otimista. “Já estamos com os produtos de Natal à venda e a procura já começou porque muitas pessoas antecipam as compras para a decoração natalina em casas, empresas e em condomínios”, afirma o gerente.

Na loja, os tradicionais pinheiros artificiais, que se transformam nas árvores de Natal enfeitadas, já tomam conta do espaço e estão disponíveis em vários tamanhos e preços. Nas prateleiras, há enfeites variados de Natal, os tradicionais papais noéis, toalhas decorativas e outros produtos de decoração natalina.

Nas lojas populares, as luzes de Natal, os enfeites e os papais noéis infláveis também ganham cada vez mais espaço entre os demais produtos, lembrando a proximidade da data e tentando conquistar os consumidores. Já que em 2021, as festas natalinas e de fim de ano devem ser mais aconchegantes e com a presença de familiares. Algo que ficou mais restrito no ano passado por conta da pandemia da Covid-19.

As cidades da RMS também estão otimistas com a data e com o aumento nas vendas do comércio em geral. Em Araçoiaba da Serra, por exemplo, a Prefeitura convocou uma reunião para tratar da programação de Natal na cidade. Diversas surpresas estão sendo preparadas para estimular o comércio, promover as vendas, e ao mesmo tempo oferecer oportunidade de diversão e lazer para a população.

Contratos temporários

Embora ainda não exista uma estimativa local, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que o comércio varejista tenha a melhor contratação de trabalhadores temporários para o Natal em todo o Brasil.

A estimativa da entidade é que sejam geradas mais de 94,2 mil vagas no País para atender o movimento sazonal de fim de ano. “No ano passado, as contratações temporárias despencaram de 91,6 mil trabalhadores, em 2019, para 68,3 mil, em 2020. Esse foi o menor número desde 2015 (67,4 mil)”, ressalta a CNC.

A entidade informa ainda que, caso a previsão seja confirmada, essa será a maior contratação de temporários desde 2013. A previsão é de que as vendas deverão crescer 3,8% no Natal.

A estimativa também é otimista para o setor industrial de Sorocaba e região. Segundo o diretor titular do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, a indústria vive um momento de retomada econômica, que reflete na geração de empregos na cidade e nos municípios da RMS. Tanto que no mês passado, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor industrial foi o que mais contratou na cidade, que no período teve saldo positivo de 917 postos de trabalho formal.

“A retomada econômica na indústria poderia ser ainda melhor, mas alguns setores estão com dificuldades, por exemplo, para comprar matéria-prima e suprimentos. Nem todas as empresas estavam preparadas para retomada e para atender a demanda atual, então, algumas indústrias até estão produzindo menos por problemas com fornecedores. E isso está ocorrendo no mundo todo”, destaca Erly.

Para ele, 2022 também deve ser um ano positivo para a indústria em Sorocaba e região. “O setor é o carro-chefe da economia local. Então, se a indústria está aquecida a economia gira e aumenta o consumo, ou seja, faz a roda da economia girar”, resume. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos