Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Sorocaba está há 48 horas sem novas mortes por Covid-19

A taxa de letalidade no município é de 3,3%, abaixo da taxa estadual

30 de Outubro de 2021 às 16:11
Kally Momesso [email protected]
Pesquisadores da rede pública de saúde do Distrito Federal estudam evolução do coronavírus, causador da Covid-19, em pacientes.
Pesquisadores da rede pública de saúde do Distrito Federal estudam evolução do coronavírus, causador da Covid-19, em pacientes. (Crédito: Acácio Pinheiro/Agência Brasília)

A cidade de Sorocaba não apresenta novas mortes pela Covid-19 nas últimas 48 horas. Dessa forma, os óbitos se mantiveram em 2.838 neste sábado (30). A taxa de letalidade no município é de 3,3%, abaixo da taxa estadual, que é de 3,4%, e acima da taxa nacional, que se encontra em 2,8%.

Além disso, a Secretaria da Saúde (SES), registrou aumento do número de recuperados pelo coronavírus neste sábado (30), chegando ao total de 82.916. Já, os casos confirmados com a doença passaram de 85.780 para 85.792 na cidade. 

Sorocaba recebeu a notificação de mais 12 casos confirmados da Covid-19, 14 recuperados e nenhum óbito. Do total de confirmados, quatro estão internados, sendo três em UTI, e o total de pessoas em recuperação é 34.

A cidade teve queda no número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus e que aguardam resultados de 194 para 43. Entre os suspeitos, nove estão internados em hospitais da cidade, sendo três em UTI. Não há óbitos em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 169.824.

Taxa de ocupação dos leitos Covid

No censo diário de leitos da Covid-19 deste sábado (30), no Hospital Estadual Adib Jatene, os 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid encontram-se 15% ocupados. Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui seis leitos de UTI ocupados, dos 10 disponibilizados. O único leito de UTI infantil Covid encontra-se sem paciente.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 23,80% de ocupação nos leitos clínicos. Ou seja, dos 21 existentes, cinco possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 7,5%, o que representa três leitos ocupados dos 40 contratados. Dos seis leitos clínicos do GPACI, nenhum está ocupado.

Na rede particular, o Hospital Unimed possui um leito adulto clínico ocupado dos 20 pactuados e 13,33% dos de UTI (dois leitos ocupados dos 15 existentes). O único leito infantil de UTI Covid deste hospital encontra-se desocupado. O Samaritano possui um leito clínico ocupado do total de 10 existentes. Já, a UTI Covid não possui leitos ocupados dos 10 disponibilizados. Dos dois leitos de UTI para crianças, nenhum está ocupado. O Hospital Evangélico não possui leitos de UTI Covid ocupados dos 10 pactuados e nenhum leito clínico ocupado dos 10 pactuados. O Hospital Amhemed possui 13 leitos clínicos pactuados e um está ocupado. Já a UTI do mesmo hospital não possui leitos ocupados do total de sete.

Leia mais - ‘Mutirão da Saúde’ vai ficar para 2022, prevê Prefeitura