Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polícia

GCM coíbe 'pancadões' em nova 'Operação Saturação'

Durante a operação no bairro Paineiras, GCM atendeu também um caso de violência doméstica

30 de Outubro de 2021 às 12:24
Cruzeiro do Sul [email protected]
O patrulhamento foi feito em pontos estratégicos dos bairros Paineiras e Vitória Régia
O patrulhamento foi feito em pontos estratégicos dos bairros Paineiras e Vitória Régia (Crédito: Divulgação/GCM)

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba realizou, neste fim de semana, mais uma ação da chamada “Operação Saturação”, atuando nos em vários bairros da cidade, junto à Polícia Militar (PM), onde coibiram a realização de “pancadões” e outras situações de perturbação do sossego. A operação teve início às 18h de sexta-feira (29) e se estendeu até as 6h deste sábado (30).

A GCM empregou efetivo extra de 15 guardas municipais, em sete viaturas. O patrulhamento foi feito em pontos estratégicos dos bairros Paineiras e Vitória Régia, nos quais costumavam ser frequentes os eventos clandestinos. E, agindo de maneira integrada, a “Operação Saturação” também contou com a atuação da PM na fiscalização de outros bairros e regiões da cidade, tais como: Vila Helena e Jd. Ipiranga.

A GCM igualmente verificou a ocorrência de transgressões às leis de trânsito. Foi registrado um total de 21 autos de infração de trânsito. Ainda, durante a operação no bairro Paineiras, uma equipe da GCM foi solicitada pelo pedido de socorro vindo de munícipes, na via pública.

Tratava-se de uma mulher, mãe de um jovem deficiente visual e de uma criança, que se encontravam com ela. Nervosa, a mulher relatou que tinham sido vítimas de agressões físicas e ameaças do marido, dentro de casa. O homem, que retornou do trabalho alcoolizado, brigou com o filho e passou a ameaçá-lo com uma faca, bem como a esposa que, ao testemunhar a desavença, passou a defender o filho. Para fugir das ameaças, eles correram para a rua, quando logo viram uma viatura da GCM e pediram ajuda.

Na sequência, a guarnição da GCM se dirigiu até a residência da mulher, onde encontrou o homem embriagado. Por apresentar um corte no braço, que ele não soube informar como tinha ocorrido, foi encaminhado pela GCM para atendimento pelo Samu e, na sequência, levado ao Plantão Policial Norte, onde permaneceu detido.

Apoio à fiscalização

A GCM também deu apoio às ações de averiguação a estabelecimentos feitas pelo setor de Fiscalização de Posturas, da Prefeitura. As equipes realizaram as verificações durante o período das 22h de sexta-feira (29) até as 4h de sábado (30). Foram vistoriados cinco estabelecimentos, sendo que dois encontravam-se fechados no momento em que as equipes chegaram. Os outros três foram autuados por som alto, além do permitido, e perturbação do sossego.

A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) reforça o pedido de apoio da população, que pode colaborar com o trabalho das autoridades, fornecendo informações sobre casos de perturbação do sossego, eventos clandestinos e outras irregularidades. O contato pode ser feito pelo telefone 153, da GCM, ou 190, da PM.