Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia Mundial do AVC

AVC é a doença mais mortal no Brasil e a mais incapacitante no mundo

Popularmente conhecido como derrame, o Acidente Vascular Cerebral pode ser prevenido com hábitos saudáveis

28 de Outubro de 2021 às 13:03
Cruzeiro do Sul [email protected]
O médico Ricardo diz que é possível prevenir o AVC com hábitos saudáveis de vida
O médico Renato Augusto de Andrade diz que é possível prevenir o AVC com hábitos saudáveis de vida. (Crédito: Divulgação )

As atrizes Neuza Borges e Solange Couto, os cantores Netinho, Gian, da dupla com Giovani, Arlindo Cruz, e os atores Milton Gonçalves, Luke Perry (de Barrados no Baile) e Sharon Stone são artistas que, além de renomados, têm mais uma coisa em comum: todos sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC). 

Estatisticamente, o AVC, popularmente conhecido como derrame, é a doença que mais mata no Brasil e a que mais causa incapacidade no mundo: cerca de 70% das pessoas que sofrem um derrame não retornam ao trabalho depois do AVC e 50% ficam dependentes de outras pessoas para realizar as atividades cotidianas. Mas, apesar desses números preocupantes, muita gente ainda tem dúvidas sobre o assunto e desconhece as principais causas, sintomas e maneiras de prevenir essa enfermidade.

“O AVC acontece quando o suprimento de sangue que vai para o cérebro é interrompido ou drasticamente reduzido, privando as células de oxigênio e de nutrientes. Ou, então, quando um vaso sanguíneo se rompe, causando uma hemorragia cerebral”, explica Renato Augusto de Andrade, neurocirurgião e coordenador da equipe de neurocirurgia e neurologia do Hospital Evangélico de Sorocaba (HES), que compõe o HUB Sorocaba da Hospital Care.

Ele conta que as medidas preventivas, na realidade, são as que nos fazem sair do grupo de risco mais elevado para o AVC: controle da hipertensão arterial, do diabetes e do colesterol alto (com medicações prescritas pelo médico), controle da dieta conforme a patologia do paciente, prática de atividade física regular e o combate ao tabagismo. Para as mulheres, o uso de anticoncepcionais orais também é um fator que contribui para o aumento da incidência de AVC.

O médico explica que existem dois tipos de AVC: o Acidente Vascular Cerebral isquêmico e o hemorrágico. O primeiro é causado pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria do cérebro, o que ocasiona a falta de circulação na região, responsável por 85% dos casos de Acidente Vascular Cerebral e que ocorrecomoetapa final de um processo degenerativo vascular causado por váriosfatores, como hipertensão arterial, diabetes, hipercolesterolemia e tabagismo. Já o segundo tipo acontece quando um vaso se rompe espontaneamente e há extravasamento de sangue para o interior do cérebro, sendo que este está mais ligado a quadros de hipertensão arterial aguda.

Para os dois tipos, o neurocirurgião esclarece que é possível, sim, identificar quais são os primeiros sinais de um AVC. “Quanto mais cedo forem tratados, melhor serão prognóstico do paciente”, explica Andrade.

Embora as sequelas de um AVC possam ter uma evolução positiva com o tempo, essa resposta vai depender da área cerebral acometida, e demanda do paciente um papel ativo durante o período de recuperação, abolindo o tabagismo, controlando a hipertensão e o diabetes para reduzir o risco de um novo AVC, além de realizar as terapias reabilitadoras, como fisioterapia, fonoaudiologia e terapia ocupacional. As sequelas mais frequentes são déficit de fala, de movimentação em metade do corpo, dificuldade para enxergar e dificuldade para engolir.

“Em média, atendemos cerca de 20 a 30 pacientes vítimas de AVC mensalmente, e aplicamos todos os protocolos atualizados para essa doença, realizando trombolise endovenosa (que pode reverter totalmente os sintomas do AVC isquêmico) nos pacientes que preenchem os critérios para tal tratamento. Além disso, O HES possui uma equipe de neurologia e neurocirurgia altamente qualificada e treinada para tratar especificamente cada caso, com suporte de UTI de última geração, sempre oferecendo os melhores tratamentos visando o bem-estar e qualidade de vida dos pacientes”, finaliza o especialista. (Com informações da assessoria de imprensa do Hospital Evangélico de Sorocaba).

 

Fique atento se você ou alguém próximo apresentar algum dos seguintes sinais sintomas:

• Fraqueza de um lado do corpo;
• Dificuldade para falar;
• Perda de visão;
• Perda da sensibilidade de um lado do corpo;
• Alterações motoras;
• Paralisia de um lado do corpo;
• Distúrbio de linguagem;
• Distúrbio sensitivo;
• Alteração no nível de consciência