Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Ranking de cobertura vacinal põe Sorocaba na posição 559

Cidades das regiões de Bauru e Rio Preto têm 90% de adultos imunizados

28 de Outubro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Porcentual é calculado em função da estimativa populacional e do total de pessoas que já concluíram o esquema vacinal.
Porcentual é calculado em função da estimativa populacional e do total de pessoas que já concluíram o esquema vacinal. (Crédito: TÂNIA RÊGO / AGÊNCIA BRASIL)

O governo estadual lançou ontem (27) um ranking da cobertura vacinal completa contra Covid-19 por município.

Com 61,61% do ciclo vacinal completo, que representa 423.480 pessoas vacinadas, Sorocaba ocupa a posição 559, entre Carapicuíba e Ourinhos.

Cinco cidades localizadas nas regiões de Bauru e São José do Rio Preto já ultrapassaram a meta da campanha. O primeiro lugar é ocupado por Uru, da região de Bauru, já tem mais de 96% de seus adultos completamente imunizados. Na sequência, aparecem respectivamente Adolfo, Turmalina, e Dolcinópolis, todas da região de Rio Preto e com mais de 92% de cobertura. Parisi, também desta região, tem 91%.

O porcentual é calculado em função da estimativa populacional e do total de pessoas que já concluíram o esquema vacinal indicado nas bulas dos fabricantes dos imunizantes e pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), conforme dados reportados pelos próprios municípios na plataforma estadual VaciVida.

Outras 26 cidades já têm mais de 80% de cobertura. Confira lista completa em https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro, acessando o ícone “Esquema Vacinal Completo”.

“Parabenizamos esses municípios por atingirem a meta da campanha entre adultos e seguimos contando com a mobilização de todas as 645 cidades para proteger a população da Covid-19”, diz a coordenadora geral do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.

Os dados de vacinação são obtidos a partir dos registros feitos pelas cidades no VaciVida, sistema que deve ser atualizado preferencialmente no mesmo dia da aplicação da segunda dose, uma vez que a falta de cadastro em tempo oportuno pelos municípios no sistema impacta na visualização adequada dos dados pelo PEI.

Conforme a Resolução SS 59, que normatiza a atualização dos dados da campanha na plataforma, os municípios devem reportar tais dados em até 72 horas. (Da Redação)