Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia de Finados

Ofebas tem programação especial no feriado de Finados

As ações planejadas têm como objetivo homenagear familiares e as vítimas de Covid-19

27 de Outubro de 2021 às 20:10
Cruzeiro do Sul [email protected]
Programação das ações para o feriado de Finados
Programação das ações para o feriado de Finados (Crédito: Divulgação)

Só no Brasil, mais de 600 mil vidas se foram precocemente devido à pandemia do novo coronavírus. Diante desse triste cenário, a Organização Funerária das Entidades Beneficentes e Assistenciais de Sorocaba (Ofebas) preparou uma programação especial no Dia de Finados para homenagear às vítimas de Covid-19.

Entre as ações, haverá música instrumental ao vivo; mesa de frutas para o café da manhã; manifestação artística por meio da campanha “Dê cor a seu sentimento”, idealizada pela Acembra Sincep; e soltura de balões ecológicos. O evento está previsto para acontecer entre 9h30 e 11h, na unidade da Ofebas Sorocaba.

De acordo com a gerente geral, Patrícia Peixoto, a escolha em homenagear os familiares e as vítimas de Covid-19 é pelo fato de a pandemia ter impossibilitado a realização das cerimônias de despedida para evitar a contaminação.

“Familiares e amigos precisaram lidar com a situação difícil e delicada que foi a ausência das cerimônias de despedida. Com isso, não puderam dar o último adeus e prestar uma última homenagem digna à história da pessoa amada”, lembra Patrícia.

“Então, em Finados, queremos oferecer essa possibilidade da homenagem a tantas memórias deixadas. Em 2020 e 2021, vivemos perdas abruptas, inesperadas pela doença. Esperamos, nesse dia, demonstrar toda saudade e amor que permanecem em nossos corações”, completa.

Dê cor a seu sentimento

A Acembra Sincep (Associação e Sindicato de Cemiterios Particulares do Brasil) lançou a Campanha “Dê cor a seu sentimento”, que tem como objetivo convidar as pessoas a expressarem os sentimentos por meio das cores, criando um painel em homenagem aos entes queridos. A proposta é a criação de uma obra de arte especial e única.

Para a gerente comercial da Ofebas, Gleice Leitão, a ideia da ação demonstra muita sensibilidade, o que a fez querer aderir à campanha em Sorocaba.

“A pandemia deixou o mundo de muita gente sem cor; houve uma mistura de sentimentos. Entre eles, tivemos de aprender a ressignificar a dor. E essa ação da Acembra é muito sensível em fazer com que a gente consiga manifestar nossos sentimentos. Se fôssemos pintar uma tela em branco agora, que cores será que usaríamos? Que cores nossos corações estariam manifestando?”, indaga Gleice.

Ainda, na programação de Finados, no prédio da Ofebas (unidade Sorocaba), será inaugurada uma praça de convivência, um espaço para que as pessoas possam ficar à vontade com os familiares e refletir sobre o momento da perda. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos