Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Emprega Sorocaba recebe mais de cinco mil inscritos

27 de Outubro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
(Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (26/10/2021))

Com mais de 5 mil inscritos, começou ontem (26) o 1º Megamutirão de Sorocaba, com mais de 3 mil vagas oferecidas por diversas empresas. O evento ocorre das 9h às 16h, com atividades presenciais e on-line, até amanhã (28), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Em um só local, as pessoas, em busca de emprego, têm acesso às agências de RH, empresas e instituições que disponham de vagas, com atendimento presencial e encaminhamento direto para entrevistas e oportunidades.

Chamado de “Emprega Sorocaba”, o evento recebeu milhares de pessoas já no primeiro dia em busca de uma oportunidade de recolocação no mercado de trabalho, do primeiro emprego ou uma vaga de estágio.

Para participar do evento, os interessados realizaram antecipadamente um cadastro pelo site tvtem.com/empregasorocaba, pelo WhatsApp (15) 99141-2028 ou nas Casas do Cidadão.

Nos dias do megamutirão de empregos, no PTS, os inscritos devem apresentar carteira de trabalho, RG, CPF e currículo, se tiver. No local, os interessados já são encaminhados para as vagas de empregos disponíveis e entrevistas realizadas na hora ou agendadas, além de cadastramento de currículos para vagas futuras.

Os candidatos também podem deixar seus currículos com as agências de empregos que estão participando do evento.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, todas as vagas para atendimento presidencial já estão esgotadas e as pessoas inscritas podem usufruir do transporte público gratuito oferecido para o Emprega Sorocaba. “Basta apresentar o comprovante de agendamento no evento, diretamente no celular ou impresso, em qualquer ônibus da rede municipal, independentemente da linha”.

Já quem não conseguiu garantir uma das mais de 5 mil vagas no atendimento presidencial, pode ligar para o PAT pelo número (15) 3229-2880.

Atividades on-line

O “Emprega Sorocaba” também oferece eventos on-line, das 19h às 20h30, até amanhã. Os participantes podem assistir a palestras de capacitação e orientação, com dicas para elaboração de um currículo ideal, ferramentas e estratégias para a busca de emprego, empreendedorismo, entre outros aspectos profissionais.

Para assistir às palestras, basta acessar o link tvtem.com/empregasorocaba nos dias e horários das transmissões. Não há necessidade de inscrição e será possível solicitar certificado de participação dessas palestras.

Os eventos on-line começaram na segunda-feira (25), com o tema “Como construir uma carreira profissional de sucesso”, com os palestrantes Daniela Franco, especialista em Treinamento e Desenvolvimento, e Bruno Santana, gestor de RH do PAT/Sedettur. Ontem, ocorreu a palestra virtual “O papel profissional e o sentido do trabalho”, com Flory Nunes, supervisão de Relações com o Mercado do Sesi.

Hoje (27), a palestra virtual será “A grande virada na vida profissional”, com Diogo Martins Garcia, que é especialista em Programação Neurolinguística e Eneagrama. E amanhã (28) o evento on-line será sobre “Empreendedorismo como opção de carreira e formalização”, com Priscila Rabano Budemberg, que é consultora do Sebrae Sorocaba, e Beth Proença Bonilha, que é analista de negócios também do Sebrae Sorocaba.

Em busca de uma vaga

Marilisa Garcia, 35 anos, está há três anos em busca de uma vaga de cozinheira. Ela conta que faz bicos enquanto não consegue uma nova vaga de emprego formal. Após passar pela triagem, ela foi encaminhada para uma entrevista de emprego. “Estou com esperança de sair daqui com algo já encaminhado”, conta.

Ela disse ainda que ficou sabendo do megamutirão do emprego pelas redes sociais e avisou o marido, que também está desempregado e em busca de uma vaga como coletor.

Carlos Eduardo Sousa Serebelli, 17 anos, também participou do evento ontem em busca de uma vaga de estágio. “Fiz recentemente um curso de cabeleireiro e vim entregar currículo para conseguir uma vaga de estágio”, conta o jovem.

Gerivan Mota Campos, 42 anos, está há cinco meses desempregado e participou do evento em busca de vaga para auxiliar de produção. Ele conta que passou pela triagem, mas que no momento não havia vaga. “Vou deixar o currículo nas agências e torcer para aparecer uma oportunidade logo”, destaca.

Gerivan disse que ainda está recebendo as parcelas do seguro desemprego, o que alivia um pouco a situação. “Não está fácil para quem está desempregado, a concorrência é grande e tenho somente o ensino médio completo”, afirma. (Ana Cláudia Martins)