Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise hídrica

Nível de Itupararanga não altera com chuvas

De sexta-feira (22) até ontem (25), houve aumento de apenas 0,25 do volume útil do reservatório

26 de Outubro de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Nível subiu 21,61% para 21,86%, em três dias, diz Votorantim Energia.
Nível subiu 21,61% para 21,86%, em três dias, diz Votorantim Energia. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (25/10/2021))

As chuvas dos últimos dia fez pouca diferença na situação crítica da represa de Itupararanga, responsável por mais de 80% do abastecimento de Sorocaba. De sexta-feira (22) até ontem (25), houve aumento de apenas 0,25 do volume útil do reservatório. De acordo com a Votorantim Energia, o nível tem se elevado gradativamente. Subiu 21,61% para 21,86%, em três dias. No caso do chamado nível montante, o crescimento foi ainda mais lento, de 817,56 msnm (metros sobre o nível do mar) para 817,60 msnm no mesmo período.

Nas demais represas usadas para o abastecimento de Sorocaba, a situação é diferente, com o aumento considerável em seus volumes registrado nos últimos dias. Em 24 de agosto, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae) informava que o Sistema Castelinho/Ferraz operava com 45% da capacidade total. Ontem (25), o índice era de 75%. Em 24 de agosto, o sistema Ipaneminha, estava com 55% e ontem estava com 90% da sua capacidade.

Uso consciente

Como a situação ainda inspira cuidado, mesmo que a cidade não esteja em situação de racionamento no abastecimento, como Salto, por exemplo, o Saae/Sorocaba tem reiterado que conta sempre com o apoio da população, para que faça economia e uso consciente da água.

Entre as medidas recomendadas está: fechar bem as torneiras após o uso e enquanto escova os dentes ou faz a barba; evitar banhos demorados; antes de lavar a louça, remover restos de comida dos pratos e das panelas, deixando-os de molho; evitar lavar as calçadas e o carro com mangueira; molhar as plantas ao entardecer ou amanhecer, quando o sol é mais ameno; e utilizar a capacidade máxima da máquina de lavar roupas e ficar atento a possíveis vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários.

Recentemente, o Saae/Sorocaba disponibilizou uma nova ferramenta para que a população tenha melhor avaliação e controle do consumo residencial de água. A Calculadora de Consumo de Água, que está disponível on-line, pelo link https://www.saaesorocaba.com.br/calculadora-de-consumo-de-agua/.

As ações institucionais, ainda conforme o Saae, englobam tratativas com grandes consumidores privados (empresas e indústrias), para incentivá-los a adotar medidas que resultem na redução do consumo de água. “A atuação junto ao governo municipal e estadual, para diminuição do consumo nos prédios públicos e intensificação da fiscalização no combate ao desperdício da água, igualmente está prevista”, garante. (Marcel Scinocca)