Buscar no Cruzeiro

Buscar

Contra a Covid-19

Vacinação prossegue na Região Metropolitana

26 de Outubro de 2021 às 00:01
Vinicius Camargo [email protected]
Em Sorocaba, haverá quatro postos drive-thru e para quem chegar a pé ou de ônibus.
Em Sorocaba, haverá quatro postos drive-thru e para quem chegar a pé ou de ônibus. (Crédito: SECOM SOROCABA)

A vacinação contra a Covid-19 prossegue hoje (26) em Sorocaba e pelo menos mais sete cidades da Região Metropolitana. Também haverá aplicação do imunizante em Cerquilho, Itu, Piedade, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, São Roque e Tapiraí.

Em Sorocaba, as pessoas que tomaram a primeira dose da Pfizer até o dia 3 de setembro recebem a segunda. Para a vacinação, não é necessário agendamento. A aplicação ocorrerá das 8h às 12h, para nascidos entre janeiro e junho, e das 12h às 16h, para nascidos de julho a dezembro.

As doses serão fornecidas no Instituto Humberto de Campos (rua Rosa Maria de Oliveira, 377, Jardim Zulmira); shopping Cidade Sorocaba (estacionamento G5 do shopping Cidade Sorocaba, entrada pela av. Atanázio Soares); Universidade de Sorocaba / Uniso (rodovia Raposo Tavares, km 92,5); e Igreja Universal do Reino de Deus / unidade Centro (av. Dr. Afonso Vergueiro, 555). Nos quatro locais, haverá postos de atendimento no sistema drive-thru e, também, para quem chegar a pé ou de transporte público.

No momento da imunização, o munícipe deve apresentar documento de identidade com foto e o comprovante de aplicação da primeira dose. Ainda deverá informar o número do CPF ou portar o documento e um comprovante de residência.

Região Metropolitana

Em Cerquilho, a etapa da campanha abrange a segunda dose da Pfizer para adolescentes imunizados com a primeira até o dia 31 de agosto; segunda aplicação para quem tem 18 anos ou mais e tomou a primeira até 5 de outubro ou antes; terceira dose para trabalhadores da saúde que tomaram a segunda até 28 de abril ou antes; e terceira dose para idosos de 60 anos ou mais imunizados com a segunda até 30 de abril ou antes.

Em Itu, as pessoas com 18 anos de idade ou mais que receberam a primeira dose da Pfizer há mais de 21 dias vão tomar a segunda. A aplicação será das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e no Centro de Imunização do Rancho Grande (UBS 5). Na UBS 2, no Jardim União, e no Centro de Imunização do Rancho Grande (UBS 05), especificamente, o horário de atendimento é das 7h às 19h. Não é necessário agendamento. O munícipe deve apresentar documento com foto, CPF e carteira de vacinação.

Em Piedade, os moradores que deveriam tomar a segunda dose da Pfizer nos dias 3, 4 ou 5 de novembro devem ir ao local de vacinação hoje (26), pois a imunização foi antecipada. Para esse público, a vacinação será das 8h às 12h, no Pátio do Divino, apenas para pedestres. É obrigatório apresentar RG, CPF e comprovantes de recebimento da primeira dose e de endereço.

Profissionais de saúde e idosos de 60 anos ou mais, por sua vez, serão vacinados com a terceira dose. É preciso respeitar o intervalo de seis meses entre a primeira e segunda dose. Os profissionais de saúde, além dos documentos tradicionais, devem apresentar carteira de registro profissional ou documento comprobatório (declaração, crachá da empresa, registro em carteira, CNPJ, dentre outros).

Em São Miguel Arcanjo, tomam a segunda dose os adolescentes de 13 anos ou vacinados com a primeira aplicação da Pfizer até o dia 31 de agosto. A imunização acontecerá no Centro de Saúde Francisco de Souza Quitú, das 8h30 às 15h, no sistema drive-thru e para quem chegar a pé. É preciso levar documento com foto, CPF e carteira de vacinação.

Em São Roque, recebe a segunda dose da Coronavac quem tomou a primeira até o dia 6 de outubro. A aplicação ocorrerá das 8h às 12h, em todos os postos de saúde e no Recanto da Cascata (somente para pedestres).

Já em Sarapuí, haverá repescagem para adolescentes de 12 anos ou mais que ainda não se vacinaram; segunda dose da Pfizer para quem estava com data marcada até o dia 23 de novembro; segunda dose da Coronavac; terceira dose para idosos com 70 anos ou mais (se o intervalo da segunda dose já tiver completado seis meses); e terceira dose para imunossuprimidos que receberam a segunda há 28 dias. As vacinas serão fornecidas no CIC, das 9h às 14h, e nos postos Cocaes e Rodeio, das 10h às 13h.

A Prefeitura de Tapiraí, por sua vez, aplicará a segunda dose da Pfizer em quem tomou a primeira até o dia 31 de agosto. A vacinação será no Centro Cultural, das 13h30 às 15h. Os documentos exigidos são RG, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante da primeira dose. (Vinicius Camargo)