Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Prefeitura lança programa de combate às drogas em parceria com governo federal

A iniciativa Educação e Resistência às Drogas foi criada pelo Executivo, em parceria com o Ministério da Cidadania

25 de Outubro de 2021 às 16:40
Vinicius Camargo [email protected]
O termo de cooperação foi assinado pelo secretário municipal Clayton Lustosa; pelo presidente da Câmara, Cláudio Sorocaba; pelo prefeito Rodrigo Manga; e pelo secretário nacional Quirino Júnior
O termo de cooperação foi assinado pelo secretário municipal Clayton Lustosa; pelo presidente da Câmara, Cláudio Sorocaba; pelo prefeito Rodrigo Manga; e pelo secretário nacional Quirino Júnior (Crédito: Fábio Rogério (25/10/2021) )

O programa de Educação e Resistência às Drogas, criado pela Prefeitura de Sorocaba, em parceria com o governo federal, foi lançado na manhã desta segunda-feira (25). Por meio da iniciativa, o Executivo, com o apoio o Ministério da Cidadania, por intermédio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, desenvolverá diversas ações de prevenção, conscientização e combate aos entorpecentes e ao alcoolismo.

A administração municipal firmou o acordo de cooperação técnica 63/2021 com o ministério em 18 de junho deste ano. Porém, a oficialização do compromisso, com duração de 90 dias, ocorreu em cerimônia no Centro de Referência em Educação, no Jardim Saira, nesta segunda (25). Na solenidade, o documento foi assinado pelo secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Quirino Codeiro Júnior; pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos); pelo secretário municipal de Cidadania, Clayton Lustosa; e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Cláudio Sorocaba (PL).

Segundo Codeiro Júnior, o ministério viabilizará profissionais e verba para a Prefeitura desenvolver novos projetos e aprimorar os atuais, em consonância com a nova Política Nacional sobre Drogas (Pnad). O valor, porém, não foi informado. "Serão duas grandes frentes de trabalho: prevenção e recuperação", diz o secretário. "Num primeiro momento, pretendemos reduzir o uso de substâncias psicoativas e o número de pessoas com dependência química, mas, também, conseguir impactar outras políticas públicas, como, por exemplo, a política de segurança pública", completa.

Ainda conforme ele, o plano de trabalho foi elaborado em conjunto pelas duas esferas governamentais, a partir de um modelo inédito. "Estamos inaugurando esse modus operandi de cooperação com os municípios. Antes, fazíamos isso (só) com os estados", informa. De acordo com Codero Júnior, o acordo direto com a cidade possibilitará o atendimento, com mais eficácia, das demandas locais. "Tendo o acordo de cooperação técnica e um plano de trabalho, além de trabalharmos com a nova política de drogas, conseguimos, também, mapear quais são as reais necessidades do município", salienta.

Ações previstas

As ações serão implementadas gradativamente. Os trabalhos começam nesta terça-feira (26). Segundo Manga, na primeira fase, profissionais atuantes com dependentes clínicos serão capacitados. Já nas fases seguintes, serão implementadas, principalmente, iniciativas na área da saúde. O objetivo é ampliar e melhorar o atendimento aos usuários de drogas e às suas famílias. "(Haverá) ampliação de vagas nos centros terapêuticos da nossa região e, também, a capacitação dos centros terapêuticos de Sorocaba e da região para que possam receber o recurso do governo federal", elenca.

De acordo com Manga, outro plano é a realização da busca ativa de dependentes químicos, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Para tanto, será firmada parceria entre a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e a Secretaria da Saúde (SES). "Hoje, eles têm que procurar ajuda. Nós vamos inverter. O CAPS, agora, irá até eles (para) oferecer essa ajuda médica e, se necessário, internação involuntária", comenta o prefeito.

Neste sentido, o chefe do Executivo ainda afirma que será criada, em janeiro de 2022, uma unidade de acolhimento infantil, para a internação de menores de idade. Também menciona a possibilidade de a cidade ter, futuramente, um centro de desintoxicação. A unidade funcionaria dentro do hospital municipal, ainda não construído. "(No centro), as pessoas poderão ser internadas de forma involuntária, no período de 15 a 20 dias, para se desintoxicar. Depois, terão a opção de fazer o tratamento voluntário. (Em seguida), em parceria com o Sesi e o Senai, poderão fazer capacitação profissional para seguirem a vida", detalha.

Prevenção e conscientização

De acordo com o secretário Clayton Lustosa, o acordo vem para "acelerar" a Política sobre Drogas. Conforme ele, o trabalho será estenderá para a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e deverá atingir toda a população. Em conjunto com o programa Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proed), da Polícia Militar, e a Guarda Civil Municipal (GCM), serão promovidas reuniões, cursos, oficinais, palestras, eventos e campanhas de prevenção e conscientização.

As ações serão efetuadas, principalmente, em escolas municipais e estaduais e nos bairros. "Assim como em todas as cidades do Brasil, em Sorocaba, aumentou-se o problema das drogas e os suicídios em decorrência delas. Então, tudo isso vai nos ajudar na tratativa dessa herança que a pandemia deixou", fala Lustosa, sobre a importância do programa.